Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Quanto tempo dura a transmissão da covid-19 atualmente?

Saiba o tempo de transmissão da covid-19 - iStock
Saiba o tempo de transmissão da covid-19 Imagem: iStock

Bárbara Therrie

Colaboração para VivaBem

05/01/2023 15h25

O Brasil vive um cenário de aumento de casos e pessoas com sintomas da covid-19. Com a alta da doença, uma dúvida que surge é quanto tempo o vírus fica no corpo e quanto dura a transmissão da covid-19?

Segundo o infectologista Alexandre Vargas Schwarzbold, professor de infectologia da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e membro consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia),.o tempo de permanência do Sars-CoV 2 na via respiratória para a ômicron é de:

  • Em média, nove dias de duração,
  • Dependendo da carga viral pode durar menos tempo no organismo de uma pessoa, de cinco a sete dias, ou mais, chegando a 14 dias.
  • Em pacientes com alguma imunodepressão, a duração e excreção viral pode durar ainda mais, chegando a duas semanas ou um mês

Para a ômicron, o consenso sobre a transmissão é que ela ocorra entre dois dias pré e dois dias pós surgimento de sintomas, de acordo com Ana Luíza Gibertoni Cruz, médica infectologista da UK Health Security Agency e pesquisadora no Departamento de Saúde Populacional da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

"No entanto, é importante transmitir a incerteza que existem nestas estimativas, principalmente porque os dados são originados de uma população heterogênea para status vacinal e de doença, e não de uma população homogeneamente sem imunidade", comenta Cruz.

Atualmente, o isolamento recomendado para pacientes com covid-19 varia de cinco a 10 dias no Brasil, a depender dos sintomas e testes feitos pelo paciente.

Imunidade, carga viral e vacinação influenciam

O tempo que o vírus permanece no corpo pode variar dependendo de alguns fatores, como:

  • estado de saúde prévio da pessoa,
  • quantidade de vírus com que ela se contaminou
  • status vacinal (vacinados têm duração menor do vírus no corpo do que não vacinados)

"Um dos principais fatores que definem o tempo de permanência do vírus no corpo é a imunidade da pessoa. E quanto maior a idade, menor a competência do sistema imune", diz Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas e diretora da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Qual o melhor teste para saber se alguém infectado está transmitindo o vírus?

A eliminação do vírus do corpo de uma pessoa se dá quase simultaneamente com a melhora dos sintomas respiratórios e sistêmicos.

Uma forma objetiva de saber se o indivíduo infectado não transmite mais o vírus é por meio do teste rápido de antígeno, pois ele consegue detectar a replicação viral (vírus ainda em atividade) e indicar se a quantidade viral presente é suficiente para possibilitar a transmissão de pessoa a pessoa.

O teste do RT-PCR é bom e recomendado para fins de diagnóstico, mas não para saber se a pessoa infectada ainda pode transmitir, porque ele é extremamente sensível e consegue detectar qualquer estrutura do vírus, independentemente de estar ou não viável.

Ou seja, uma pessoa que teve covid-19 pode apresentar PCR positivo por semanas, mas isto não quer dizer que ela continua doente ou que possa transmitir a doença. Um teste positivo pode ser erroneamente interpretado e colocar um indivíduo sob isolamento prolongado de forma desnecessária.

Texto originalmente publicado em 09/06/2022