Topo

7 dicas para criar o hábito e se lembrar de tomar água constantemente

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para o VivaBem

22/11/2022 04h00

Lembrar-se de manter a hidratação ao longo do dia pode ser um desafio: algumas pessoas simplesmente não sentem muita sede ou ignoram os sinais que o corpo dá, por estarem ocupadas trabalhando, cuidando da família e equilibrando diferentes tarefas ao mesmo tempo.

Mas por mais difícil que seja, lembrar-se de beber água constantemente não é impossível —e traz benefícios que valem muito a pena, como rins e pele saudáveis, mais disposição, melhor funcionamento do intestino e até a diminuição do inchaço.

Para ajudar nessa missão, trazemos, abaixo, dicas práticas e simples de serem adicionadas na rotina elencadas por especialistas médicos.

1. Tenha uma garrafa personalizada

Há garrafas —facilmente encontradas online— que indicam quanto líquido você deve beber a cada hora do dia, com marcações que você alcança conforme a água diminui no recipiente.

"Esse lado visual ajuda muito, além de adicionar um componente de compromisso e desafio", comenta Gisele Figueiredo Ramos, nutróloga e clínica médica do Vera Cruz Hospital.

2. Aproveite os momentos em que a sede é maior

"Durante atividade física, por exemplo, se você sente mais sede, o ideal é não beber só um ou dois goles, mas aproveitar o momento, conscientemente, para ingerir uma quantidade maior de água, o que vai ajudar na sua meta diária", diz Ramos.

garrafa térmica de água - iStock - iStock
Investir em uma garrafa térmica ajuda a deixar a água sempre gelada
Imagem: iStock

3. Invista em uma garrafa térmica

Beber água gelada é considerado mais agradável por muita gente —especialmente em épocas em que as temperaturas estão mais altas.

Ter uma garrafa térmica de boa qualidade significa que a bebida vai continuar refrescante por muitas horas, mesmo que você precise deixá-la no carro, por exemplo, ou exposta ao sol.

4. Aposte nos aplicativos

Há diversas opções de apps disponíveis para smartphones que também podem ajudar na missão de manter uma boa hidratação.

"Os aplicativos mandam notificações como as de WhatsApp, mas com o lembrete de que você precisa beber água. É possível personalizar, dividindo a quantidade de líquido pelo intervalo de tempo —de 40 minutos ou uma hora, por exemplo", explica o nutricionista Thayrone Nascimento, formado pelo Centro Universitário Tiradentes, em Maceió.

5. Mantenha um copo sempre à vista

A organização conta muito quando o objetivo é alcançar a meta de hidratação diária. Se você trabalha em um escritório, isso pode significar manter sempre uma garrafa ou copo na sua mesa —mesmo que esteja vazio.

A presença do objeto vai lembrá-lo constantemente que é necessário adicionar mais líquido e, para isso, recipientes coloridos ou estampados podem funcionar ainda melhor, por chamarem atenção.

água saborizada - iStock - iStock
Colocar ervas e frutas na água pode dar mais sabor à bebida
Imagem: iStock

6. Adicione sabores à água

Se a dificuldade em se manter hidratado está na falta de vontade de beber água, a dica de Larissa Hermann, clínica médica do Hospital Marcelino Champagnat, é adicionar ingredientes que possam mudar o sabor da água.

Ervas como hortelã, erva-doce e capim-cidreira são boas opções para adicionar um sabor sutil e refrescante. Já para paladares mais cítricos, limão, morango, mirtilo e laranja também funcionam bem ao descansar por algumas horas em uma garrafa de água.

7. Beba logo após ir ao banheiro

Toda vez que você for fazer xixi, preste atenção na cor da urina, que vai indicar o quão hidratado você está. E, ainda que a tonalidade seja clara, Hermann indica que é uma boa estratégia tomar um copo de água logo após ir ao banheiro. "Isso vai ajudá-lo a manter o equilíbrio."

Qual a quantidade ideal de água que precisamos beber por dia?

Há um parâmetro clínico básico que prevê que todo adulto deve tomar mais de dois litros de água por dia, mas a quantidade pode mudar de acordo com a rotina, hábitos e perfil de cada um, além das condições ambientais.

"Fatores como sobrepeso e se a pessoa faz atividade física, assim como a faixa etária, influenciam na recomendação, que pode ir de 35 ml por quilo corporal [2,1 litros para uma pessoa de 60 kg] a 55 ml por quilo corporal [3,3 litros para uma pessoa de 60 kg]", diz o nutricionista Thayrone Nascimento.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem, com muitas dicas sobre saúde, alimentação e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor, além de poder ver a newsletter de VivaBem em seu celular!