Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Toda hora é hora? Veja 11 momentos essenciais para beber água

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

12/09/2022 04h00

As situações do dia em que bebemos água são determinadas por uma série de fatores, tais como nível de sede, atividades que desempenhamos, medicamentos necessários e temperatura ambiente.

Ou seja, cada um tem seus motivos e sua própria rotina, que inclusive pode mudar ao longo da vida. Porém, pode se dizer que há algumas indicações gerais sobre beber água, para ter benefícios e evitar prejuízos, tanto imediatos como no longo prazo. Entenda mais, a seguir:

1. Beba água ao acordar

São inúmeros benefícios, sendo um deles repor o líquido que o organismo perdeu durante à noite, pela transpiração, respiração e outras funções que realiza. Em jejum, beba de um a dois copos, o suficiente para também eliminar toxinas e resíduos, ajudar na produção de células musculares e sanguíneas, no equilíbrio do sistema linfático e promover a limpeza do intestino.

2. Beba água ao sentir fome

Sede pode ser confundida com fome, sabia? Não se percebe a diferença, porque o cérebro reconhece essas sensações como iguais, e nem é preciso estar com a boca seca, basta o nível de hidratação corporal estar de 1% a 2% reduzido. Assim, antes de procurar por comida, beba antes um pouco de água e aguarde para ver se a vontade passa. Pode ajudar até a emagrecer.

3. Beba água ao sentir calor

Mulher com calor, se abanando, leque, menopausa - iStock - iStock
Imagem: iStock

Mantenha-se sempre hidratado, mas nos dias quentes e ao transpirar bastante, redobre esse cuidado. Sentir calor é sinal de que seu corpo está superaquecendo e precisa suar para se resfriar e evitar o descontrole da temperatura (hipertermia). Nesse sentido, beber água repõe o líquido perdido, como evita consequências graves, como taquicardia, desmaios e convulsões.

4. Beba água ao se exercitar

Durante, mas também antes e depois. Entre os muitos motivos, evitar desidratação e perda de minerais, o que leva a cãibras, espasmos musculares e fadiga. É indicado, duas horas antes das atividades, ingerir de 250 a 500 ml. No treino, se hidratar a cada 15/20 minutos, tomando de 150 a 200 ml de água, e se ele superar 60 minutos, incluir bebidas esportivas (isotônicos).

5. Beba água após o almoço

Nem sempre beber uma xícara de café após o almoço é a solução para espantar a preguiça. Às vezes, a procrastinação decorre de uma desidratação leve, que pode interferir no humor, na capacidade de concentração e na percepção visual. Ou então da necessidade de aumentar o aporte hídrico para a digestão e metabolização de tudo o que comeu, sobretudo de pesado.

6. Beba água quando estiver doente

Mulher assoando nariz, gripe, resfriado, doença respiratória, inverno - iStock - iStock
Imagem: iStock

Com diarreia, febre e vômitos perde-se muitos fluidos, o que pode agravar essas condições, por isso redobre a ingestão de água. Em casos de quadros gripais ou dengue, beber água também ajuda a aliviar sintomas, fluidificar secreções, possibilitando que elas sejam expelidas com mais facilidade, e no funcionamento adequado do sistema circulatório. Mas evite álcool e cafeína.

7. Beba água ao viajar

Em um avião, quanto mais longo o voo, maior a chance de desidratação, por conta da baixa umidade. Assim, a cada hora que estiver no ar, busque tomar 250 ml de água, o que também pode evitar uma trombose, por conta das caminhadas até o banheiro. Em barcos, carros e ônibus, beba água de forma fracionada ou antes de embarcar, para evitar enjoos e indigestão.

8. Beba água ao sentir frio

SP - TEMPERATURA/QUEDA - GERAL  - Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo - Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

No inverno, por não se sentir sede, que já é um sinal de atenção, a desidratação costuma ser mais grave do que nas outras estações. Por isso, o consumo de água nos dias frios deve ser tão importante quanto nos dias quentes. Uma dica, para monitorar a hidratação, é avaliar a cor da urina, que precisa estar clarinha, e para não esquecer, tenha sempre por perto uma garrafinha.

9. Beba água antes da massagem

Seu massagista agradece. É que hidratados músculos e tecidos moles ficam mais macios e flexíveis, o que facilita sua manipulação e potencializa os efeitos da massagem. Fora que ajuda no combate à retenção de líquidos e na eliminação de toxinas. Mas após a massagem, também é fundamental se hidratar, para órgãos, em especial rins, funcionarem bem e evitar dores.

10. Beba água no ciclo menstrual

Se hidratar evita o desconforto prévio e o inchaço durante a menstruação. O consumo de água morna, como em chás, por exemplo, serve ainda para aliviar cólicas, pois o calor aumenta o fluxo sanguíneo no abdome e relaxa os músculos do útero. Se sua menstruação costuma ser muito dolorosa (chamada dismenorreia), beber mais água também pode encurtar seus ciclos.

11. Beba água quando estiver com dor de cabeça

homem com dor de cabeça tomando água - iStock - iStock
Imagem: iStock

Muita gente nem imagina, mas até enxaqueca pode ter como causa a desidratação. Há quem ainda possa se sentir tonteado, confuso e o motivo ser o mesmo. Isso ocorre porque a falta de água no organismo acaba diminuindo o fluxo sanguíneo e impedindo a circulação de oxigênio nas extremidades. Ao sentir esses sintomas, lembre-se que copos a mais podem salvar seu dia.

Fontes: Ana Cristina Simões, professora do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); André Maurício, clínico geral e cardiologista pela Faculdade de Medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e professor da Faculdade Ipemed-Afya; Edvânia Soares, nutricionista especialista em nutrição clínica, geral e esportiva da Estima Nutrição, em São Paulo; e Júlio Pereira, médico pela UFBA e neurocirurgião.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!