Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Gracyanne se 'dobra' ao meio em vídeo. Tem problema não ser flexível assim?

Gracyanne Barbosa mostra alongamento em vídeo e viraliza - Reprodução/Instagram
Gracyanne Barbosa mostra alongamento em vídeo e viraliza Imagem: Reprodução/Instagram

Luiza Vidal

Do VivaBem*, em São Paulo

18/08/2022 15h11

Uma foto da musa fitness Gracyanne Barbosa viralizou nas redes sociais. Na imagem, ela exibe toda a flexibilidade em um alongamento ao se "dobrar" ao meio. O vídeo rendeu muitos comentários, memes e se tornou até um desafio para outros famosos.

Em entrevista à coluna de Lucas Pasin, de Splash, a influenciadora disse que existe o preconceito de que pessoas que treinam musculação com intensidade não são flexíveis.

"Pensam que quem tem corpo volumoso não é flexível, é uma das coisas que mais escuto todos os dias. A idade e os músculos dificultam um pouco, mas a flexibilidade pode e deve ser trabalhada. Como tudo na vida, é preciso querer, foco, persistência, paciência e força mental. Assim vejo os meus resultados. O segredo é trabalhar aos poucos e com frequência", diz.

Quem não consegue tocar os pés com as mãos deve se preocupar?

A influenciadora contou que faz alongamentos, como o apresentado no vídeo, diariamente, e que tem recebido muitas mensagens de pessoas pedindo dicas após a publicação. Aliás, será que tem algum problema não ser tão flexível assim?

A falta de elasticidade —seja para tocar os pés com as mãos, seja para fazer qualquer outro movimento— só deve virar uma preocupação quando prejudicar a realização dos gestos da atividade física que você pratica, impedir as tarefas do dia a dia, afetar a postura ou for responsável por incômodos.

Na verdade, a maior parte das dores crônicas ocorre devido a contraturas musculares e falta de alongamento. Assim, é até recomendado fazer exercícios para melhorar a elasticidade, sendo a pessoa praticante de exercícios ou não.

O melhor momento para realizar exercícios de flexibilidade geralmente é nos dias em que você não faz o treino da sua modalidade principal. Isso porque o alongamento antes do treino reduz a força e prejudica a performance esportiva. Já depois da atividade física pode gerar lesões se não for feito de forma leve (o que não vai contribuir muito para o ganho de flexibilidade). Caso não consiga alongar em um dia separado do seu treino, converse com seu treinador para definir a melhor estratégia.

Faz alguma diferença no treino?

Para quem treina, ter pouca elasticidade não é um problema, se você pratica esportes que não exigem essa habilidade. Para uma bailarina, um ginasta ou um praticante de ioga, por exemplo, é primordial ter boa elasticidade para conseguir realizar os movimentos da atividade física. Logo, ser pouco elástico é prejudicial e a pessoa precisa trabalhar para melhorar essa capacidade.

No entanto, alguém que faça musculação ou corrida não precisa de um "corpo de borracha" para ter bom desempenho no exercício. Aliás, para um corredor é até vantajoso ser pouco flexível, desde que as articulações possuam o seu grau de liberdade preservado e não exista um encurtamento muscular grave que prejudique o movimento.

Isso porque quando corremos os músculos devem funcionar como molas, absorvendo o impacto dos pés com o solo e "devolvendo" essa energia como impulso para o passo seguinte. Conforme explica reportagem de VivaBem, "mecanicamente, uma mola mais rígida é mais eficiente para isso do que uma mola muito flexível".

Por que algumas pessoas são mais flexíveis?

Muitas vezes, não realizar alongamentos frequentemente é o que torna alguém pouco elástico. Mas existe também o componente genético, que faz com que algumas pessoas sejam menos ou mais flexíveis do que outras. Especialistas ouvidos por VivaBem explicam que as mulheres, por exemplo, são naturalmente mais flexíveis do que os homens.

Por isso, é muito importante levar em consideração suas variações individuais e respeitar seus limites antes de exagerar nos alongamentos.

Cada um tem sua limitação física. Em alguns casos, independentemente da frequência e intensidade que realize exercícios para melhorar a flexibilidade, a pessoa pode não conseguir tocar os pés com as mãos, pois a anatomia das articulações vai impedir esse movimento.

*Com informações de reportagem publicada em 16/07/2019.