Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vídeo com pó que 'multiplica hidratação' viraliza no TikTok; veja riscos

Vídeo com pó que "mutiplica hidratação" viraliza no TikTok; entenda riscos  - Reprodução
Vídeo com pó que 'mutiplica hidratação' viraliza no TikTok; entenda riscos Imagem: Reprodução

De VivaBem, em São Paulo

16/08/2022 16h57

Muitas pessoas têm dificuldade ou não gostam de beber água. Em um vídeo que já acumula quase 300 mil curtidas no TikTok, uma jovem brasileira afirma ter encontrado a solução para esse público: um pó que, ao ser diluído em um copo com água, promete fornecer a hidratação equivalente a três garrafas cheias com o líquido —é o chamado "multiplicador de hidratação".

"Aqui diz que dá de 2 a 3 vezes mais hidratação, o gosto é bom e tem cinco vitaminas", descreve ela enquanto traduz o rótulo do produto em inglês. Especialistas alertam que a fórmula "milagrosa", no entanto, não é capaz de substituir a água pura e, por conta de sua composição, ainda pode trazer danos à saúde se for consumida em excesso.

O que é um "multiplicador de hidratação"

O produto exposto no vídeo do TikTok é autodenominado "mutiplicador de hidratação". Segundo o site da companhia norte-americana Liquid V.I, responsável pela fórmula, a substância em pó é uma "mistura de eletrólitos não transgênicos de excelente sabor", que usa uma tecnologia conhecida como Tecnologia de Transporte Celular, ou CTT (na sigla em inglês), cujo objetivo é "fornecer hidratação à corrente sanguínea de maneira mais rápida e eficiente do que apenas a água".

A empresa afirma que, através de uma proporção de sódio, glicose (açúcar) e potássio, o produto cria uma "força osmótica" que permitiria que a água chegasse mais rapidamente na corrente sanguínea. A fórmula também contém as vitaminas B3, B5, B6, B12 e C. O produto é vendido em uma variedade de sabores, como morango —segundo relato da usuária do TikTok, porém, tem gosto de "água com sal e um leve toque de morango".

@mahhney

e ai o que acharam? Será que funciona?

? original sound - Maressa Schinaider

De acordo com o médico Carlos Machado, nefrologista e clínico geral especialista em medicina preventiva, produtos com água e minerais como esse podem, eventualmente, ser usados para reposição de eletrólitos presentes na água, incluindo o sódio, após treinos intensos onde houve muita perda de suor ou em casos de desidratação grave. Mas utilizá-lo como um substituo da água ou um "potencializador" do líquido natural é enganar-se a si mesmo.

"Um atleta pode até utilizar um produto pronto para repor água e sais minerais após um treino intenso, mas falar que isso multiplica a hidratação é golpe. Não existe isso. Nenhum produto multiplica a hidratação", afirma o médico formado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Nosso corpo precisa de água. Água é água, não uma fórmula de água com sais".

Segundo Henrique Carrascossi, nefrologista do Hospital Estadual Américo Brasiliense (SP), é possível que um litro de água misturado com o pó tenha uma quantidade de minerais semelhante àquela presente em três litros de água pura, por exemplo, mas não há como equiparar o volume de H20 das duas alternativas.

"Três litros de água no nosso corpo têm uma importância enorme para a filtragem feita pelos rins. Os eletrólitos não vão substituir esse trabalho que a quantidade de água vai fazer no nosso organismo", alerta.

 Todas as células de nosso corpo necessitam de água. - iStock - iStock
Todas as células de nosso corpo necessitam de água.
Imagem: iStock

Riscos à saúde

Uma pessoa que consome essa fórmula como se fosse água, sem ter feito um treino intenso, por exemplo, poderia estar acrescentando minerais ao corpo que provavelmente não perdeu. E isso pode ser um problema: em excesso, alguns componentes do "multiplicador de hidratação", como vitamina C, o potássio e o sódio, podem trazer riscos à saúde, principalmente entre alguns grupos de pessoas.

"O consumo desse produto pode ser perigoso especialmente para quem tem insuficiência renal, por causa da concentração de potássio. Excesso de vitamina C também pode levar à formação de cálculo renal. E o sódio é perigoso para as pessoas com problemas de hipertensão ou cardíacos", diz Carrascossi. "No geral, não sabemos se, a longo prazo, tomar isso diariamente não vai trazer problemas, provavelmente irá."

Além disso, os especialistas enfatizam que a bebida não deve ser ingerida como um suplemento vitamínico: considera-se que a melhor maneira de repor minerais e vitaminas é através de uma alimentação balanceada, incluindo proteínas, vegetais e verduras, por exemplo. Se necessário, o consumo de suplementos deve ser prescrito por um profissional da saúde, que irá levar em conta as características de cada paciente.

"Ou seja, tomar esse produto achando que vai se hidratar mais do que se estivesse bebendo água é um erro. Tomar esse produto achando que vai repor vitaminas também está errado", resume Machado.

Para quem não gosta ou não tem o hábito de tomar água, os médicos recomendam beber pequenas doses do líquido ao longo do dia (1 copo de 200 ml a cada 1 hora, por exemplo) ou colocar alarmes no celular de hora em hora para não se esquecer de se hidratar. "Somos seres humanos, mais da metade do nosso corpo é feito de água. Precisamos de água para manter o corpo funcionando", diz o médico.