Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Resfriado comum foi a única doença a circular com a covid no RS, diz estudo

gripe, resfriado, mal estar, doença respiratória - iStock
gripe, resfriado, mal estar, doença respiratória Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

14/08/2022 16h34

Quando a pandemia eclodiu, o vírus do resfriado comum foi o único que continuou circulando durante o período de distanciamento social no estado do Rio Grande do Sul, segundo um estudo realizado pelo Hospital Moinhos de Vento por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).

Os pesquisadores levantaram dados entre maio e setembro de 2020 e concluíram que o rinovírus humano, um dos principais vírus que causa infecções respiratórias, não aumentou o risco de internação entre os adultos diagnosticados com ambas as infecções ao mesmo tempo.

Ao todo, a pesquisa avaliou amostras de 436 pacientes internados e ambulatoriais, tanto crianças quanto adultos, com idades entre 2 meses a 18 anos, além de 993 adultos acima dos 18 anos. Todos os pacientes tinham sintomas de covid aguda.

As análises relacionadas aos pacientes pediátricos podem ser acessadas no portal PubMed, e o estudo completo sobre os adultos está no Science Direct.

"A disseminação do rinovírus é mais difícil de conter, mas a gravidade deste agente tende a ser menor", afirma Marcelo Comerlato Scotta, um dos autores principais do estudo. "Esse estudo nos traz informações epidemiologicamente relevantes, visto que os achados impactam na transmissão dos outros vírus e, ao mesmo tempo, se tivermos um novo surto de influenza, já sabemos que os cuidados que tivemos com o coronavírus podem auxiliar a conter a sua disseminação", completa.

As conclusões do estudo mostram que o distanciamento social, uso de máscara e frequente higienização das mãos evitam a disseminação não apenas do coronavírus como de outros vírus e bactérias que provocam doenças respiratórias, alerta Scotta.