Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cantor tem reação após picada de abelha; como saber se você é alérgico?

Divulgação
Imagem: Divulgação

De VivaBem*, em São Paulo

11/08/2022 13h58

O cantor irlandês Brian McFadden, 42, surpreendeu os fãs nas redes sociais ao aparecer praticamente irreconhecível após uma reação alérgica à picada de abelha.

O artista, que fez parte da boyband Westlife nos anos 1990, compartilhou um vídeo no Instagram no qual aparece com o rosto deformado, em especial na região da boca, e brincou ao explicar o ocorrido: "Fui picado por uma abelha e tive uma reação alérgica! Agora tenho esse olhar... Botox e preenchimento grátis!"

Também no Instagram, o cantor publicou uma sequência de fotos com a evolução do inchaço. "A linha do tempo da picada até a reação... Ainda está crescendo", escreveu na legenda.

Como reconhecer que você é alérgico?

O único jeito de alguém descobrir se é alérgico ou não a insetos é se for vítima deles, pois testes só são aplicados em quem já sofreu algum tipo de reação. "Para fazer o diagnóstico, o médico, além de investigar o histórico dos sintomas, pode pedir um teste cutâneo e exames de sangue complementares", diz o infectologista Edimilson Migowski, infectologista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Cantor assusta fãs ao surgir com o rosto deformado - Divulgação - Divulgação
Cantor assusta fãs ao surgir com o rosto deformado
Imagem: Divulgação

O primeiro experimento busca provar se a pele em contato com material injetado pelo inseto é realmente sensível a ele, enquanto o segundo aponta os níveis de uma proteína produzida pelo corpo em contato com os alérgenos.

Sendo o resultado positivo, pode-se tentar o uso de vacinas com alérgenos, na esperança de tornar o organismo imune aos efeitos de picadas e mordidas. Porém, cabe ao médico tomar a decisão, principalmente porque há riscos ao paciente no momento da aplicação.

Já em casos de reação alérgica severa e imediata, com risco de anafilaxia, a pessoa, como já mencionado, precisa ser levada urgentemente ao hospital para receber atendimento.

O que acontece no corpo?

Ter uma reação alérgica a picada ou mordida de inseto (formiga, vespa, abelha) não denota fragilidade do sistema imunológico. Pelo contrário, revela que o organismo está tentando se defender bravamente contra invasores que foram inoculados pela pele, como saliva, veneno, anticoagulantes e outros agentes estranhos e nocivos. Essa resposta varia de pessoa para pessoa, independente de idade e pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave.

Em comum, abelhas e vespas atacam em bandos, principalmente quando são ameaçadas. Ao ocorrer o ataque do inseto, células humanas chamadas mastócitos produzem anticorpos para combater as toxinas. Ao encontrá-las, ambos se grudam e os mastócitos, ao serem rompidos no confronto, acabam liberando histamina, uma substância que aumenta a circulação sanguínea e desencadeia coceira, vermelhidão e inchaço. Se essa reação for local e pequena, menos mal.

O problema é quando ela induz uma hipersensibilidade no organismo inteiro a ponto de colocar a vida da pessoa em perigo. Em segundos, ou minutos, pode ocorrer queda da pressão, taquicardia, inchaços da cabeça aos pés, obstrução das vias aéreas, náuseas e suores intensos.

Esses sintomas caracterizam o choque anafilático (anafilaxia), que é mortal. "Essa é uma condição de pessoas alérgicas em crise, mas mesmo a não alérgicas, se forem picadas 20, 30 vezes por insetos, como abelhas, podem ter problemas sérios e morrer, por conta da quantidade de veneno injetado", alerta Migowski.

* Com informações de reportagem publicada em 08/11/2019.