Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Estudando tema há 20 anos, psicóloga dá dicas para vencer procrastinação

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

07/08/2022 16h10

É lista de compra do mercado, vídeos de cachorros fofos, os episódios da sua série ou podcast favoritos... É tanta coisa ao redor que fica quase impossível vencer a procrastinação, uma atitude comum e totalmente humana. Difícil é encontrar uma única pessoa que não tenha adiado a realização de alguma tarefa pelo menos uma vez na vida.

Mas uma pesquisadora está tentando ajudar quem sofre disso, principalmente as pessoas que têm vários problemas no trabalho, nos estudos e até na vida pessoal e familiar por causa disso.

Fuschia Sirois, professora de psicologia da Universidade de Durham, na Inglaterra, estuda há 20 anos a procrastinação. Ela já ouviu tantas histórias comoventes que agora está publicando um guia baseado em pesquisa, oferecendo insights e estratégias práticas para lidar com isso.

"Eu falo muito em público e recebo e-mails após as palestras, pessoas cujas vidas são prejudicadas pela procrastinação, elas não podem seguir em frente com seus objetivos, está afetando sua saúde e elas estão desesperadas por qualquer tipo de conselho", disse ao site The Guardian. Abaixo, veja algumas dicas dela:

Sem culpas e identificando melhor o problema

Há muitos conselhos e opiniões sobre o assunto, o que não ajuda, disse Sirois. Frases como "Você é preguiçoso, vá fazer um curso de gerenciamento de tempo" não ajudam. Na verdade, de acordo com ela, os procrastinadores precisam entender melhor qual é a origem do problema para resolvê-lo. Eles também devem parar de se culpar por procrastinar e serem mais gentis consigo mesmos.

Sirois explica que a procrastinação entre os estudantes é preocupantemente alta. "Estima-se que entre 80 e 95% dos novos alunos procrastinam pelo menos uma vez ou mais, mas 50% dos alunos procrastinam cronicamente e isso é um problema real".

Para ela, a procrastinação nunca foi uma coisa boa, apesar de alguns pesquisadores argumentarem sobre os benefícios da "procrastinação positiva". Sirois afirma: "Embutido na definição de procrastinação está que você atrasa desnecessariamente e voluntariamente uma tarefa importante, apesar de saber que as consequências são prejudiciais. Como isso pode ser positivo?"

Sem julgamento: procrastinadores não são preguiçosos

Em sua essência, a procrastinação é ato irracional e emocional, afirma a pesquisadora. "A procrastinação é uma forma de regulação emocional em que os sofredores evitam uma tarefa que pode desencadear emoções negativas, perdendo o engajamento ou adiando".

Sirois disse que o julgamento severo não é a solução e os procrastinadores precisam saber que não são preguiçosos —e eles não precisam apenas trabalhar em sua organização ou gerenciamento de tempo.

A procrastinação, disse ela, se deve a "não ser capaz de gerenciar nossas emoções internamente. Então, nós as gerenciamos externamente. Pegamos aquela tarefa que é desagradável ou chata, ou frustrante ou estressante... e, ao colocá-la de lado, temos uma sensação imediata de alívio". Mas a tarefa sempre volta para "assombrar".

Uma das razões pelas quais Sirois disse que queria escrever o livro —disponível apenas em inglês— "era ajudar as pessoas a reconhecer o que estava causando a procrastinação e encontrar maneiras de ajudá-las a sair desse ciclo".

"A procrastinação não é uma questão trivial", disse Sirois. "Pode ter impactos negativos substanciais na vida de uma pessoa. Mas não precisa ser assim, existem maneiras de lidar com isso e há esperança para aqueles presos em um padrão de procrastinação crônica.

Além das dicas da pesquisadora, veja outras medidas que podem te ajudar a vencer a procrastinação:

  • Faça o que é chato primeiro;
  • Organize as tarefas;
  • Torne o ambiente agradável;
  • Pense no efeito motivacional;
  • Dê uma recompensa a você;
  • Monitore seus pensamentos;
  • Invista no mindfulness;
  • Relacione a tarefa a um objetivo.