Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Viih Tube descobre anemia após sentir 'muito sono'; quais outros sintomas?

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

De VivaBem*, em São Paulo

06/08/2022 15h03

A ex-BBB Viih Tube, 21, contou aos seus seguidores, nesta semana, que está com anemia. A influenciadora relatou que estava sentindo muito sono. Por isso, ela fez exames e recebeu o diagnóstico da doença, que prejudica a distribuição de oxigênio no corpo todo, afetando principalmente músculos, coração e sistema nervoso central.

"Estava com muito sono (...) Fui fazer check-up e descobri que estou anêmica. Meus exames estavam bem ruins mesmo", contou a youtuber.

Viih disse que, agora, está se alimentando melhor. Além disso, deixou uma mensagem para os seguidores. "Acho que é até um alerta para vocês fazerem check-ups de saúde, exames sempre, observar seu corpo, os sinais."

O que é anemia e quais sintomas?

A doença é caracterizada pela queda no conteúdo de hemoglobina, o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos no sangue. Isso pode ocorrer pela carência de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro (de longe o mais comum), zinco, vitamina B12 e proteínas. Também pode ser consequência da perda de sangue ou de diferentes doenças ou condições adquiridas ou hereditárias.

Os sintomas da anemia são inespecíficos e é por isso que, às vezes, podem ser confundidos com outras doenças. Veja algumas manifestações possíveis:

  • Cansaço generalizado
  • Falta de apetite
  • Palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas)
  • Tontura
  • Falta de ar
  • Coração acelerado
  • Dor de cabeça
  • Mãos e pés frios
  • Dor no peito
  • Desejo de comer coisas estranhas, como terra, tijolo ou gelo.

Algumas pessoas com anemia leve podem até não apresentar qualquer sinal e descobrir a condição numa consulta de rotina. Quanto os níveis de hemoglobina ainda não estão muito baixos, sinais como cansaço e palpitação podem aparecer somente se a pessoa realiza algum esforço. Já nos casos mais intensos as manifestações aparecem mesmo em repouso.

Como tratar?

Quando a anemia é causada por carência de nutrientes, eles são repostos por meio de suplementos (como sulfato ferroso, vitamina B12 e folato) e correção da dieta. Doenças que provocam perda de sangue terão tratamento específico, bem como as que afetam diretamente a produção de glóbulos vermelhos.

Condições autoimunes demandam uso de imunossupressores, mulheres com fluxo menstrual intenso podem ser orientadas a adotar métodos contraceptivos e portadores de anemias hereditárias devem ser acompanhados para eventuais reposições de sangue e suplementação, para citar alguns exemplos.

Assim como citou Viih, a alimentação tem um papel importante no tratamento, principalmente no tipo ferropriva (causada pela deficiência de ferro). Neste caso, é sugerido o consumo de carnes vermelhas, vísceras (fígado, coração e miúdos), aves, peixe, carne suína, leguminosas (como feijão e lentilha) e hortaliças verde-escuras.

Alimentos de origem animal são as únicas fontes de vitamina B12, por isso os veganos devem receber a suplementação. Já o ácido fólico é encontrado em alimentos como espinafre e outras folhas verde-escuras, feijão branco, aspargos, soja e derivados, laranja, melão e maçã.

* Com informações de reportagem publicada em 09/07/2019.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que dizia o texto, a reposição com suplementos em casos de anemia é feita com vitamina B12, e não B13. A informação foi corrigida.