Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Simony usa touca para cabelo não cair na quimioterapia; como funciona?

Simony usa touca gelada para evitar queda de cabelo durante quimioterapia - Reprodução/Instagram
Simony usa touca gelada para evitar queda de cabelo durante quimioterapia Imagem: Reprodução/Instagram

De VivaBem*, em São Paulo

03/08/2022 18h27Atualizada em 04/08/2022 12h51

Nesta quarta-feira (3), a cantora Simony revelou que está com câncer no intestino. Ela descobriu o tumor após fazer uma colonoscopia para investigar um caroço (íngua) na região da virilha. Em vídeo postado no Instagram, ela pede que os fãs não se preocupem: "Eu nunca entrei numa briga para não sair ganhando. Jamais, eu sou forte mesmo. Estou com a maior animação de começar essa quimio".

Já na primeira sessão de quimioterapia, a cantora mostrou que está usando uma touca gelada para evitar a queda de cabelo: "Ajuda 50% de não cair o cabelo, vai ajudar muito. É congelado, gente", disse.

Como funciona o produto?

Existem diversos tipos. A touca é utilizada por pacientes que precisam passar por sessões de quimioterapia, que, além de causar efeitos colaterais da medicação, pode resultar na queda dos fios de cabelo.

Esses produtos atuam com o princípio da vasoconstrição, ou seja, a baixa temperatura estreita os vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue no local. Portanto, a quantidade de quimioterápicos que chega nas células capilares é menor, diminuindo a queda de cabelos

A touca que Simony usa é feita de plástico e é revestida de espuma térmica —o ar gelado varia entre -20°C a -35°C. Outros produtos, como foi o caso de Sabrina Parlatore, podem ser recheadas de gel térmico que atinge -20º.

De acordo com Liana Lage, oncologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, os pacientes devem colocar a touca 30 minutos antes de receber a quimioterapia. "Como a touca só é eficiente quando está bem gelada, o paciente precisa trocar de touca a cada 30 minutos e permanecer com ela de 30 minutos até duas horas após a quimioterapia ter acabado", explica.

Mas esse processo pode ser diferente dependendo produto. A touca da cantora também pode ser utilizada por 90 minutos após a aplicação a fim de garantir o resfriamento do couro cabeludo durante o período de pico de atuação da medicação.

Todo mundo pode usar? Dói?

Nem todo paciente fazendo quimioterapia pode usar, segundo Lage. Ainda que a touca não tenha efeitos colaterais, ela não funciona em todos os casos.

Sendo assim, a médica explica que, antes de mais nada, é preciso buscar indicação com o oncologista. "Tudo depende do remédio e da dose que será usada no tratamento para avaliar se a touca será eficaz ou não. No entanto, pacientes com câncer no couro cabeludo ou hematológico, como leucemia e linfático, também não são indicados", fala.

Além disso, dependendo do tipo da touca, ela pode causar dor e incômodo nos pacientes, principalmente no início, já que a temperatura é muito fria. "Nós recomendamos que eles venham bem agasalhados, usem dois cobertores e também respeitamos a tolerância. Às vezes, até tiramos a touca um pouquinho, pois algumas pessoas sentem dor de cabeça, mas depois se acostumam", explica a oncologista.

Após usar a touca, ainda é preciso tomar certos cuidados, como não lavar o cabelo por uma semana, evitar manusear os fios ou usar secador, chapinha ou qualquer química.

*Com informações de reportagem publicada em 10/01/2017.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, a touca utilizada pela Simony não é de gel e, sim, de espuma térmica. Além disso, o produto da cantora não precisa ser trocado a cada 30 minutos. Ele pode ser utilizado por 90 minutos após a aplicação. O texto foi atualizado e corrigido.