Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Felipe Neto mostra evolução mesmo com treino leve; constância é fundamental

Felipe Neto mostra antes e depois - Reprodução/Instagram
Felipe Neto mostra antes e depois Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem, em São Paulo

30/07/2022 12h16

O youtuber Felipe Neto, 34, mostrou como seu corpo mudou após cinco meses praticando exercícios leves, em uma sequência de imagens que publicou nos stories do seu Instagram, na quarta-feira (27).

Segundo ele, a evolução é lenta, mas dessa forma ele consegue treinar com regularidade. "Ainda falta muito. Estou longe do que eu gostaria, bem distante. Minha evolução é lenta, porque tracei metas para mim. Para garantir que eu fosse fiel aos treinos. Eu treino leve, faço menos exercícios do que normalmente fazem em academia", disse.

Realmente, não é preciso muito para evoluir nos treinos e, o principal, ter saúde. Como até já disse Paola Machado, fisiologista do exercício e nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e colunista de VivaBem, ninguém precisa ser um exemplo de superação para ter sucesso no treino e na dieta.

"Você não precisa correr uma ultramaratona em uma montanha cheia de neve para ser alguém saudável e que faz exercícios. Você não precisa passar a vida toda sem comer glúten, lactose, carboidrato, açúcar e ser o cara que vai no bar e pede uma água, só para ser saudável. Você não precisa se sacrificar e muito menos se superar para atingir um resultado bacana", diz Machado.

A falta de tempo é a principal razão para as pessoas não treinarem, segundo uma pesquisa publicada neste ano e encomendada pela Fitness Brasil, plataforma que conecta empresas, profissionais e praticantes de exercícios físicos. Mas não é preciso exagerar para atingir seus objetivos, como mostrou Felipe Neto.

Se eu cansar, vou ficar com preguiça e não vou querer ir. Nesse ritmo, eu estou treinando todos os dias há cinco meses. Ninguém vai mudar meu ritmo. Eu estou disposto a ter um resultado mais lento. Eu não parei de comer pizza, doce. Diminui? Sim. Mas estou comendo bem

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda, por semana, 150 minutos de atividade física intensa (cerca de 20 minutos todos os dias) ou 300 minutos de atividade moderada (cerca de 42 minutos por dia). Não é algo inalcançável, já que para cumprir essa cota não são considerados apenas treinos ou exercícios feitos de forma contínua. Qualquer atividade que você realiza no dia a dia é válida, mesmo que dure só um ou dois minutos.

Youtuber mostra antes e depois - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Youtuber mostra antes e depois
Imagem: Reprodução/Instagram

"As pessoas acham que, para se beneficiarem do exercício, precisam ser atletas. Mas qualquer atividade que você faz já traz algum benefício. Claro que, quanto mais condicionado ficar, melhores serão seus indicadores de saúde, mas se você é alguém totalmente sedentário que resolve começar a fazer 10 ou 15 minutos de caminhada todos os dias, já vai obter melhorias na saúde com essa pequena intervenção", diz Marcelo Bichels Leitão, especialista em medicina esportiva, cardiologista e diretor científico da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte).

Defina metas e uma rotina

Para ter mais resultados, vale também definir objetivos e um plano de exercícios. Então, crie metas e estabeleça um horário para se exercitar, seja meia hora de treino aeróbico às 5h da manhã, seja dar 5 mil passos ao longo do dia —e depois evoluir para 6 mil, 7 mil... Assim como você agenda suas reuniões de trabalho, vale a pena fixar esses compromissos no calendário ou bloco de notas.

"É importante pensar que você vai dedicar 30 minutos de exercício, por exemplo, para que nas 23 horas e 30 minutos restantes no seu dia esteja mais disposto. Diante disso, vale se perguntar: como eu posso me programar?", recomenda Paola Machado. "Às vezes, 30 minutos é o tempo que gastamos olhando o feed nas redes sociais."

E se a falta de tempo é um problema, evite gastar minutos indo e vindo para a academia. Procure treinar em um lugar próximo de casa, do trabalho ou que ao menos esteja no trajeto que você sempre faz. Outra opção é poupar tempo fazendo exercícios em casa ou na academia do prédio —algo que a pesquisa da Fitness Brasil mostrou que 20% das pessoas já fazem.

Desde musculação à ioga, hoje há inúmeros programas de treino online criados por profissionais de educação física. Muitos treinadores também fazem atendimento online "ao vivo" e orientam o aluno por chamada de vídeo no momento em que ele faz exercícios.

Só não treine sem supervisão, pois isso pode ser arriscado. Antes de iniciar, consulte-se com um médico para saber se você está apto a fazer exercícios e busque orientação de um profissional de educação física para contar com um programe de exercícios apropriado para seu condicionamento físico e objetivos.

Segundo especialistas, a tendência é percebermos leves mudanças em grandes grupos musculares já no primeiro mês de exercícios. Mas alterações mais perceptíveis costumam aparecer entre dois e seis meses de prática constante de exercícios.

*Com informações de matéria publicada em 18/03/2022