Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Diabetes gestacional deixa bebê crescer, mas não amadurecer, explica médica

Colaboração para VivaBem

22/07/2022 14h34

No segundo episódio da quarta temporada do Conexão VivaBem, a apresentadora Mariana Ferrão recebeu a cantora Luiza Possi e Karen Rocha, ginecologista especialista em reprodução humana, para um bate-papo sobre diabetes gestacional.

A médica explica o que o excesso de glicose causa: "O que a glicose faz no corpo do neném, fala para ele crescer, só que em detrimento de amadurecer. Ele só cresce, ele não amadurece. Então são aqueles nenéns que nascem grandes, mas não têm pulmão, não têm intestino, porque está tudo imaturo também".

A ginecologista diz que a descoberta do diabetes gestacional no início da gestação é importante para a mãe fazer o controle da glicemia e o bebê se desenvolver bem, mas ela alerta que a mulher pode ter a doença em qualquer momento da gestação. "Quanto mais tarde ela vem, menos açúcar está passando e aí menos efeitos colaterais."

Segundo Karen Rocha, o diabetes gestacional acaba assim que é feito o parto, com a saída da placenta.

Durante a conversa, a médica também esclareceu dois mitos relacionados à gravidez:

O primeiro trimestre da gravidez é realmente mais delicado?

Sim, porque às vezes a mulher nem sabe que está grávida, ou sabe, mas demora a entender ou ainda se esquece e acaba fazendo algumas coisas que podem ser prejudiciais ao bebê, como tomar determinados remédios e ingerir bebida alcoólica.

Segundo a médica, o primeiro trimestre é o momento em que o bebê se forma. "Ele tem que fazer braço, perna, olho, cérebro, tudo isso nas primeiras 12 semanas. Ele já está pronto após 12 semanas, depois disso, ele só precisa aprimorar aquilo que ele já deixou meio pronto. Por isso esses três primeiros meses são os mais importantes."

Além disso, Karen diz que nesse período são analisadas questões como localização da placenta, o tamanho do colo do útero, as chances de a mãe de ter um trabalho de parto prematuro. "Tudo isso a gente consegue ver no começo e fazer alguns tratamentos, que depois, se passar dos três meses, não tem mais muito o que fazer".

Pode fazer sexo na gravidez do começo ao fim?

Pode, se a mulher não tiver nenhum problema, como placenta baixa, colo do útero curto ou alguma coisa que impeça. "Faça sempre porque é ótimo e os bebês adoram, aumenta o oxigênio, a glicose", recomenda a médica. A ginecologista diz que já ouviu de pacientes que, após a relação sexual, os bebês se mexeram muito mais.

A médica ainda comenta sobre o desejo na gravidez e afirma que não há uma regra. "Tem mulheres que se sentem supergostosas e querem transar durante a gravidez inteira. E tem mulheres que não querem nem ser encostadas, elas não estão se sentindo bem, se acham feias, o tesão acaba."

A ginecologista diz que o mesmo pode ocorrer com os homens. Segundo ela, alguns adoram e acham lindas mulheres grávidas, já outros podem ficar com receio: "Tem homem que não quer nem encostar, fica morrendo de medo, ou de encostar o pênis em algum lugar e não tem nada a ver porque não encosta em lugar nenhum, ou de ver a barriga mexendo, ele fica cheio de dedos, mas transar no fisiológico, no natural, é ótimo, vale a pena".