Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Atleta de 14 anos impressiona por volume de massa muscular; é saudável?

Tyler Parker tem 14 anos e é chamado de "Hulk" por causa do físico - Reprodução / Twitter / iam_tylerparker
Tyler Parker tem 14 anos e é chamado de 'Hulk' por causa do físico Imagem: Reprodução / Twitter / iam_tylerparker

Sarah Alves Moura*

Do VivaBem, em São Paulo

14/07/2022 14h53

Tyler Parker, jogador juvenil de futebol americano, viralizou nas redes sociais pelo seu impressionante físico: aos 14 anos, o garoto pesa 133 kg e mede 1,85 m. Devido ao grande volume de massa muscular, não demorou para ele ser comparado com o Incrível Hulk, super-herói da Marvel.

O ganho de massa muscular (hipertrofia) na infância e adolescência pode acontecer por fatores genéticos e, principalmente, pelo volume, pela carga e intensidade das atividades praticadas —geralmente, exercícios de força, como a musculação.

Tem problema?

É importante ressaltar que treinos de musculação não são proibidos para adolescentes. Eles podem ser feitos, desde que com carga adequada e sem foco em hipertrofia. Rotinas de exercícios com foco em promover grande aumento da massa muscular só são indicados após o fim da fase de crescimento, que muda em cada adolescente. Segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), para determinar a idade em que o jovem vai parar de crescer, é preciso fazer o exame de idade óssea, por meio de raio-x dos punhos e mãos. A análise determina o padrão de amadurecimento dos ossos e consegue indicar eventuais distúrbios de crescimento.

Quando a hipertrofia é viável, após a fase de crescimento, é imprescindível que exista aval médico e orientação de profissionais. Os exercícios são feitos com redução de peso, sempre com intervalo de um dia, para a musculatura se recuperar.

É bom salientar que excessos podem causar desgastes —físicos e psicológicos. "O esqueleto está em crescimento, com fragilidades e ainda não tem toda a força, isso pode levar a lesões", alerta o ortopedista pediátrico Evando Góis, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe (PR), em entrevista ao VivaBem.

Vale reforçar que Tyler Parker é um atleta e, nos Estados Unidos, há grande investimento nas categorias juvenis. As equipes de futebol americano pertencem às escolas e contam com boa estrutura e orientação profissional. Por isso, Parker provavelmente teve acompanhamento de especialistas para atingir o grande volume de massa muscular.

Orientações para a prática de exercícios por adolescentes

  • Ter liberação médica para a prática;
  • A atividade precisa ser supervisionada por profissionais capacitados, que devem orientar e corrigir a execução dos exercícios;
  • O ambiente de treino precisa ser monitorado e seguro e os equipamentos devem ser apropriados para o tamanho e idade da criança/adolescente;
  • Ter maturidade física e emocional para entender os princípios e regras do treinamento --a criança deve estar mentalmente pronta para obedecer às instruções e seu organismo preparado para suportar o "estresse" estabelecido por um programa de treinamento;
  • A criança/adolescente se sentir confortável com o de treinamento, estar feliz com a prática, segura e ter apoio da família;
  • A alimentação e hidratação devem ser supervisionadas por um profissional.

*Com informações de reportagem publicada em 18/05/22 e da coluna da Paola Machado, publicada em 18/09/18