Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


'Senti aperto no pescoço', conta Carla Diaz ao relembrar câncer na tireoide

Colaboração para VivaBem

13/07/2022 15h00

Muitos dos problemas da tireoide podem ser silenciosos, com a ausência de dores, o que pode dificultar o diagnóstico. A atriz Carla Diaz, convidada do primeiro episódio da quarta temporada do Conexão VivaBem, conta que um desconforto no pescoço ligou o sinal de alerta de que algo não estava bem.

"Tinha um desconforto toda hora que ia jantar, depois a gente dá aquela encostadinha no sofá, fica mais à vontade. E aí eu sentia um desconforto no pescoço, como se alguém estivesse me apertando ou quando a gente está com uma blusa meia apertada ou com uma corrente", relembra.

O desconforto, na realidade, era o sintoma de um refluxo que Carla não sabia que tinha: "Acabei tendo um refluxo que me mostrou o nódulo".

Paula Pires, médica especialista em endocrinologia e metabologia, que também participou do programa, explica que a maioria dos sintomas relacionados à tireoide são inespecíficos e mais comuns em outras doenças, como refluxo, amigdalite e até depressão.

Ao relatar "a sensação estranha" à mãe, que tem hipotireoidismo, Mara Diaz disse à filha que era algum problema na tireoide e a aconselhou a procurar sua médica para fazer os exames de rotina.

A atriz relembra que estava sozinha quando recebeu a notícia em 2020, após fazer um ultrassom da glândula. A médica disse: "Você tem um nódulo e é bem provável seja câncer, pela característica". Na época com 29 anos, Carla ficou em choque: "Achava que ia morrer".

Como a doença foi descoberta no início, a atriz retirou apenas metade da tireoide. Carla não fez a cirurgia convencional, em que é feito um corte no pescoço, mas foi submetida a um procedimento novo menos invasivo que é realizado pela boca.

Ela conta que teve um pouco de inchaço, mas que não sentiu dor e que a recuperação foi rápida.

Carla afirma que depois de tudo o que viveu com a doença, ela aprendeu a importância de se conhecer, prestar atenção no corpo, se cuidar e valorizar mais a vida: "A partir do momento que você passa por um susto, ainda mais no meio de uma pandemia, em que tinha muita gente morrendo, e você descobre um câncer, é óbvio que você passa a valorizar cada milésimo de segundo da sua vida".