Topo

Cirurgião faz alerta sobre saúde do ânus: evite lenço umedecido após 'nº 2'

O uso de lenços umedecidos após o "número dois" podem trazer consequências a longo prazo, como o surgimento de vermelhidão e desconforto na região anal - Reprodução/Wikimedia Commons
O uso de lenços umedecidos após o "número dois" podem trazer consequências a longo prazo, como o surgimento de vermelhidão e desconforto na região anal Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Colaboração para o UOL

13/07/2022 04h00Atualizada em 14/07/2022 08h26

O cirurgião e proctologista britânico Evan Goldstein fez um alerta às pessoas que costumam usar lenços umedecidos depois de usar o banheiro para fazer o "número dois''. Segundo o especialista, esse método pode causar complicações na região anal com o uso contínuo.

O método de se limpar com lenços umedecidos após defecar é o preferido por muitos, pois alcança uma sensação de limpeza, em comparação com o simples uso de papel higiênico. No entanto, Evan Goldstein, fundador do Future Method, pediu às pessoas que abandonem os lenços umedecidos para sempre.

Ele explica que, semelhante à pele do rosto, o ânus e a pele ao redor dele são cobertos por bactérias boas e ruins, que trabalham juntas para encontrar a homeostase. Ou seja, a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo.

"Isso é muito importante. Assim, quando você começa a aumentar esse microbioma com lenços umedecidos, o que acontece é que você está limpando as boas bactérias e o equilíbrio se torna um problema", disse ele, ao Daily Star.

Quando ocorre um desequilíbrio, ensina o especialista, a pessoa corre o risco de sofrer com erupções cutâneas, infecções fúngicas ou bacterianas e irritação.

"Com a homeostase do bioma alterada, bactérias ruins começam a povoar, abrindo espaço para fungos ou irritações, o que vejo o tempo todo", acrescentou.

Os sinais de alerta incluem vermelhidão e desconforto geral. Outro problema com este método é a umidade que os lenços deixam no local, adverte o cirurgião.

Ele diz que as pessoas tendem a usar lenços umedecidos e imediatamente puxar as roupas de baixo e as calças, permitindo que a umidade permaneça na região que foi limpa.

"A umidade leva ao apodrecimento de microrregiões dos tecidos, uma maceração da pele e isso provoca uma mudança nas bactérias, que leva à irritação".

O médico explica que, por causa disso, as pessoas podem experimentar a sensação de fissuras e hemorroidas, quando na verdade o problema é o acúmulo de bactérias ruins e irritação local. Goldstein recomenda às pessoas que consultem um médico caso apresentem algum desses sintomas.