Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Brad Pitt diz ter dificuldade em reconhecer rostos; entenda a prosopagnosia

Steve Granitz/WireImage
Imagem: Steve Granitz/WireImage

De VivaBem, em São Paulo

07/07/2022 16h39

O ator Brad Pitt revelou que sofre de um problema chamado de prosopagnosia. Aos 58, ele contou que sente vergonha quando não consegue reconhecer o rosto de alguém, que é exatamente o significado da condição que o artista enfrenta. O astro, inclusive, avalia que as pessoas podem vê-lo como "egocêntrico, distraído e inacessível".

Em entrevista à GQ, o vencedor do Oscar afirmou que gostaria de conhecer mais pessoas com essa doença. "Ninguém acredita em mim! Quero conhecer outros", disse ele, que não recebeu um diagnóstico oficial —que deve ser feito por um médico ou um neuropsicólogo.

Prosopagnosia não é o mesmo que perda de memória

Segundo os neurologistas consultados por VivaBem, é importante explicar que o problema de saúde é considerado um sintoma neurológico. A condição pode ocorrer em decorrência de várias outras doenças, como um AVC (acidente vascular cerebral) ou Alzheimer, além de situações como traumatismo craniano ou após uma cirurgia cerebral.

"A prosopagnosia é caracterizada pela dificuldade em reconhecer a face das pessoas. O paciente não consegue mais diferenciar uma pessoa da outra, mesmo sendo familiarizada com ela", explica Leonel Takada, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia).

Essa condição —conhecida popularmente como "cegueira facial"— não é o mesmo que esquecer o nome de alguém que você encontra, por acaso, na rua. "A prosopagnosia é diferente de alterações da memória em si", diz Thiago Taya, neurologista e neuroimunologista do Hospital Brasília (DF).

"Esse paciente olha para uma pessoa familiar e não reconhece o rosto, os traços anatômicos dele. Pode ser a esposa, o pai ou um amigo dele", explica o médico.

E isso é aleatório, segundo Takada: "A pessoa pode se esquecer só de algumas pessoas. Não tem um padrão". Além disso, ele explica que esse paciente pode não reconhecer o pai em determinado momento, mas no dia seguinte, por exemplo, ele já o reconhece.

Tem como tratar?

Depende, já que o tratamento varia de acordo com a causa. No entanto, não existe um remédio para "curar" o problema. É possível realizar reabilitação com neuropsicológico ou, então, criar estratégias que ajudem o paciente a reconhecer a pessoa, seja pela voz, cheiro ou com o próprio ambiente (se sabe que está em casa, então, ele consegue relacionar o local com as pessoas presentes nele).

Brad conta que, em alguns momentos, faz uso dessa estratégia. "De vez em quando, alguém me dá um contexto e eu digo: 'Obrigado por me ajudar'", disse o ator.