Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O que é hidrocefalia, tema de 'piada' que resultou na demissão de Leo Lins

Leo Lins foi demitido após "piada" sobre crianças com hidrocefalia - Reprodução/Instagram (@leolins)
Leo Lins foi demitido após 'piada' sobre crianças com hidrocefalia Imagem: Reprodução/Instagram (@leolins)

Luiza Vidal

De VivaBem, em São Paulo

05/07/2022 16h41

O humorista Leo Lins foi demitido do SBT após ter feito uma piada em que cita uma criança com hidrocefalia durante um show de stand up. A informação foi divulgada pelo portal "Em Off" e confirmada por Splash com a assessoria da emissora de Silvio Santos.

No último final de semana, viralizou o vídeo em que Lins debocha de uma criança com hidrocefalia. Na filmagem, ele cita o Teleton, que arrecada dinheiro em ações da emissora para ajudar menores de idade com problemas de saúde, e conta a história de uma garoto do Ceará.

O que é a doença?

A hidrocefalia ocorre quando há um acúmulo excessivo de líquido (líquor) nas cavidades do cérebro, conforme explica Leonel Takada, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia).

"Todos nós temos, normalmente, as cavidades do cérebro preenchidas por esse líquido. A hidrocefalia é quando temos um aumento da quantidade desse líquido", diz.

As causas da doença são diversas, como congênita (quando a pessoa nasce com a hidrocefalia), AVC (acidente vascular cerebral), infecções do sistema nervoso central, traumatismo craniano, entre outros.

hidrocefalia, ilustração de hidrocefalia - iStock - iStock
Imagem: iStock

"Se tiver muita produção ou pouca absorção desse líquido pode correr esse acúmulo da hidrocefalia. Além disso, se o fluxo desse líquor for interrompido, como no caso de AVC na região de trás da cabeça, ele pode comprimir o canal por onde passa o líquido e dar início a esse acúmulo", explica o médico.

É possível tratar a hidrocefalia?

De acordo com Takada, sim, existe tratamento. Quando a doença é causada por uma obstrução no fluxo do líquido, os médicos corrigem o problema e o fluxo do líquor volta ao normal.

Em outras situações, pode ser necessário um tratamento chamado de derivação ventriculoperitoneal (DVP), que é quando um cano é inserido nas cavidades do cérebro, por debaixo da pele, para fazer a eliminação desse líquido, que é redirecionado para outra parte do corpo e, por fim, absorvido.