Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Após febre, Fabiana Justus descobriu meningite viral; há mais sintomas?

Fabiana Justus está internada em Miami, nos EUA - Reprodução/Instagram
Fabiana Justus está internada em Miami, nos EUA Imagem: Reprodução/Instagram

De VivaBem*, em São Paulo

02/07/2022 14h35

Nesta semana, a empresária e influenciadora digital Fabiana Justus, filha de Roberto Justus, foi diagnosticada com meningite viral durante viagem a Miami, nos EUA. Pelo Instagram, ela contou como foi a descoberta da doença.

Fabiana teve febre e mal-estar, mas fez exames, e foi liberada para viajar. Chegando na cidade, piorou e ficou de cama. No hospital, descobriu que estava com meningite. "Eles me internaram até ter certeza que não era a bacteriana. Graças a Deus hoje [quarta, 29] saiu que é a viral. Devo ir para casa hoje", contou a influenciadora, que está bem e já recebeu alta.

Qual a diferença entre meningite viral e bacteriana?

Primeiro, é importante entender o que é meningite: é quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e chegar às meninges (membranas de tecido conjuntivo que protegem o cérebro e a medula espinhal). Com isso, elas se inflamam e causam as meningites.

E o alívio da empresária faz sentido, já que a meningite bacteriana é um problema grave, bastante contagioso e que pode provocar sequelas e até morte. Neisseria meningitidis (meningococo), Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Haemophilus influenzae são as principais causadoras de meningites bacterianas.

Já as virais são bem mais comuns no país e respondem por mais da metade dos casos. Elas são causadas principalmente pelo enterovírus (como Coxsackie e Echovírus). Também existem tipos menos frequentes de meningite, como as causadas por fungos e parasitas, além das não infecciosas.

Como é o tratamento?

Para as meningites virais, o tratamento é apenas de suporte, embora em certos casos provocados por herpes ou influenza o uso de antivirais possa ser indicado. Os medicamentos antitérmicos e analgésicos são úteis para aliviar os sintomas. O paciente pode voltar para casa, pois geralmente em poucos dias o problema estará resolvido.

No caso das meningites bacterianas, é feito com antibióticos aplicados na veia. Nesse caso, é necessária a internação hospitalar. Quanto mais rápido o tratamento começar, menor a possibilidade do quadro evoluir mal.

As meningites por fungos são tratadas com antifúngicos por longo período. Já os quadros causados por parasitas também possuem tratamento específico, em geral com o paciente internado.

Quais sintomas?

Fabiana relatou febre e mal-estar, mas existem outros sinais da meningite, como:

  • Dor de cabeça
  • Rigidez do pescoço
  • Náusea
  • Vômito
  • Sensibilidade à luz
  • Confusão mental
  • Manchas vermelhas na pele (em alguns casos)

Na suspeita da doença, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.

* Com informações de reportagem publicada em 05/03/2019.