Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Wesley Safadão tem alta após internação por hérnia de disco; veja cuidados

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Letícia Naísa

De VivaBem, em São Paulo

01/07/2022 17h48

O cantor Wesley Safadão recebeu alta do hospital após dois dias internado devido a um problema na coluna. Segundo a assessoria de imprensa do artista, ele foi diagnosticado com espondilodiscopatia degenerativa da coluna lombosacra. O termo se refere a um desgaste no disco na região da lombar.

Safadão cancelou uma série de shows depois de sentir dores fortes na lombar. No Instagram, mostrou que precisou de ajuda de sua mulher, Thyane Dantas, para conseguir subir em um avião, e viajou deitado para aliviar o incômodo. Antes de se apresentar na Paraíba, passou por uma sessão de massagem.

Hérnia de disco

Dentro da medicina, o termo hérnia se refere a todo órgão ou tecido que sai do lugar. O disco, que é a parte da coluna que se desloca em casos de hérnia de disco, é uma estrutura que fica entre as vértebras e funciona como um amortecedor que absorve o impacto dos movimentos da coluna.

Os discos são constituídos de um núcleo gelatinoso e têm uma parte externa mais dura. Quando essa capa se rompe, o material de dentro "vaza" e pressiona as estruturas nervosas da coluna, o que gera um processo inflamatório e dor.

As duas extremidades da coluna são as regiões mais sujeitas a sofrer com a hérnia de disco. "Tem uma pressão maior, uma exigência biomecânica maior", explica André Tsai, ortopedista, acupunturista e presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura. "São como uma dobradiça de uma porta, regiões mais flexíveis", afirma.

Causas e prevenção

Uma das principais causas da hérnia de disco é o envelhecimento e o problema costuma ser mais comum em pessoas acima dos 45 a 50 anos. Com o tempo, os discos se desgastam e geram, além da hérnia, problemas como bico de papagaio e artrose.

No caso de Wesley Safadão, que tem 33 anos, a causa pode ter sido traumática, como um mau jeito na hora de fazer algum movimento, ou pela postura. "Ele pode ter feito um esforço mais forte e, de repente, fissurou", diz Tsai.

Segundo o ortopedista, a posição que mais exige da coluna, de acordo com estudos mais recentes, é a sentada. "Pesquisadores mediram a pressão discal e viram que quando ficamos deitados, a pressão é menor, sentados, é maior", afirma. Por isso, muitos jovens também podem sofrer com a hérnia de disco, especialmente aqueles que passam muito tempo sentados, como motoristas ou pessoas que trabalham em escritórios. "Uma hora [o disco] pode sair do lugar", alerta Tsai.

O médico aponta que a obesidade também pode ocasionar problemas de coluna, além do sedentarismo. Há ainda algumas pesquisas em andamento tentando entender os componentes genéticos por trás de problemas de coluna como a hérnia de disco.

A melhor forma de evitar a hérnia de disco é mexendo o corpo. Se a pessoa passa muitas horas sentado, o ideal é levantar e se alongar de hora em hora. "Sair da posição sentada ajuda muito na prevenção", diz o ortopedista. Também é importante manter a postura, deixar a coluna o mais ereta possível, se for preciso se abaixar ou levantar peso. Outro meio de prevenir o problema é fortalecendo a musculatura central do corpo, chamada de core, além da região da pelve e da bacia.

Tratamento

Wesley Safadão precisou ser internado. Tsai explica que a internação é indicada quando a dor causada pela hérnia de disco é muito intensa e difícil de ser controlada com remédios por via oral. "Precisa de medicações mais fortes para tirar a inflamação e eles são administrados na veia", diz o ortopedista.

Não necessariamente casos de internação se tornam casos cirúrgicos. A cirurgia só é indicada quando há um comprometimento progressivo da sensibilidade e da força muscular, segundo o médico. Em alguns casos graves, a hérnia de disco pode comprometer até mesmo o controle do esfíncter, que é a musculatura que controla a eliminação de fezes e urina.

Já os casos mais leves podem se resolver com repouso, fisioterapia, medicações para dor e acupuntura. "A hérnia pode ser absorvida pelo próprio organismo; principalmente entre os jovens, é reversível", diz Tsai. "Mas se o Wesley Safadão não se prevenir, pode ter novos episódios no futuro."