Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Ageless Talks: esportes são investimento em longevidade

Lia Rizzo

Colaboração para VivaBem

01/07/2022 04h00

Parece óbvio, mas há quem ainda não leve a sério os benefícios dos exercícios físicos para a longevidade e uma passagem mais ativa e saudável pelo envelhecimento. A relação é simples: quanto mais ativo, mais chances de uma vida mais longa. Este foi o painel que fechou a programação da terceira edição do Ageless Talks, evento realizado por VivaBem na última semana.

Com mediação do especialista em envelhecimento, Alexandre da Silva, também doutor em saúde pública e colunista de VivaBem, o papo teve participação da atriz e apresentadora Didi Wagner, da triatleta Fernanda Keller e do ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa.

Em pauta, não apenas os esportes de alta performance ou praticados ao longo da vida, como no caso de Fernanda e Xuxa, mas também atividades com a regularidade possível dentro de um estilo de vida como o de Didi.

Convívio coletivo e saúde mental

Fernanda Keller - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Ainda ativa em competições, Fernanda Keller atentou para os benefícios da prática esportiva para além dos campeonatos. "A gente tem que cuidar do nosso corpo físico, onde nossa alma mora. O esporte é para todo mundo, cada um com seu objetivo", comentou ela, que ainda destacou o papel do esporte para o convívio coletivo.

Didi Wagner contou que encontrou no beach tennis —que está em alta!— mais um espaço para estar com as amigas. E sempre busca associar prazer às atividades esportivas.

"Encaro algumas como um passatempo. Por exemplo, gosto de dançar, acho uma coisa feliz", contou. Ela mantém também uma agenda mais programada para movimentar-se. "Nossa vida é movimento para tudo, seja procurando propósito ou o nosso bem-estar, saúde mental e física."

Já Fernando Scherer trouxe a conversa para a esfera da saúde mental. O atleta, que colecionou medalhas olímpicas e em jogos mundiais, enfrentou uma severa depressão ao deixar a natação profissional. No processo, incorporou ao dia a dia exercícios respiratórios e meditação, o que trouxe mais consciência no esporte que quando atleta. "Sinto hoje, que não é uma questão de potência e resultado, mas de bem-estar.", afirmou.

Ageless Talks 2022

Patrocinado por Genera, Vitasay e O Boticário, o Ageless Talks é um encontro da geração que passou dos 45 anos e que vem revolucionando o significado de envelhecer. As pessoas não querem apenas viver mais, buscam uma vida plena, com potência. Querem aprender coisas novas, viajar, cuidar da saúde do corpo e da mente, aproveitar o melhor do sexo.

Confira abaixo como foi a terceira edição do evento (clique no nome de cada painel para assisti-lo no YouTube).

Abertura: entrevista com a cantora Marina Lima

Painel 1 - Beleza atemporal: o que muda e como cuidar da pele e dos cabelos
Com Bianca Viscomi, dermatologista; Cristiana Oliveira, atriz; e Eliane Dias, advogada e empresária. Mediação de Maria Cecília Prado, jornalista especializada em beleza.

Painel 2 - Libido não tem prazo de validade
Com Tania Khalill, atriz; Penélope Nova, comunicadora e sexóloga; e Ana Canosa, psicóloga e colunista de Universa. Mediação de Adriana Ferreira Silva, jornalista

Painel 3 - Representatividade nas telas: como isso afeta nossa visão sobre envelhecer?
Com Denise Fraga, atriz e Lícia Manzo, roteirista. Mediação de Tatiana Schibuola, jornalista

Painel 4 - Os 50 seriam a adolescência da maturidade? Como lidar com a fase de transição
Com Murilo Rosa, ator e Isabel Fillardis, atriz. Mediação: Silvia Ruiz, jornalista

Painel 5 - Manter-se ativo é manter-se vivo: como o movimento nos dá potência e longevidade
Com Fernanda Keller, triatleta; Fernando Scherer, medalhista olímpico na natação; e Didi Wagner, atriz. Mediação: Alexandre da Silva, especialista em envelhecimento

Encerramento: Fabrício Carpinejar, escritor