Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


'Importante é viver bem com a sua idade', afirma Marina Lima

Gabriel Dias

Colaboração para VivaBem

23/06/2022 15h28

Durante a abertura do Ageless Talks 2022, a cantora Marina Lima, 66, afirmou que o importante é viver bem com a própria idade.

"Não me sinto cristalizada em idade que já passei, que já foi, eu vivi bem a minha adolescência, meus 20 anos, meus 30, meus 40. Eu não gostaria de voltar atrás. Eu quero desbravar o que a vida está me oferendo agora", disse.

Ela lembra que fez várias coisas que são consideradas incomuns pela sociedade para mulheres da sua idade, como posar nua aos 43 anos. "Eu acho que o importante é você viver bem com a sua idade, que lhe é oferecida e que você tem a viver no momento."

Ela também considera que uma das vantagens da sua idade é poder fazer escolhas liberta de culpa. "Depois dos 60, não tenho mais culpa nenhuma, sei bem o que quero fazer ou não. E o desconhecido é uma escolha", afirmou.

Limitação física

A cantora também comentou sobre as limitações físicas que a idade avançada acabou causando, mas destacou a necessidade dos cuidados com a saúde.

"O único problema que a idade traz é a limitação física, por exemplo, sempre adorei esporte, sempre fui ativa, e de repente tive que traçar meu caminho no dia a dia para ficar com uma velhice saudável", disse.

Aos 66 anos, a cantora começou a fazer aulas de dança para entrar "em contato com o próprio corpo".

Ageless Talks 2022

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks 2022 tem como tema central "A Revolução da Maturidade", abordando assuntos importantes para o público com 45 anos ou mais. O evento tem patrocínio de Genera, Vitasay e O Boticário.

O evento conta com a participação de convidados especiais, como Marina Lima (cantora), Cristiana Oliveira (atriz), Carolina Ferraz (atriz), Denise Fraga (atriz), Murilo Rosa (ator), Fernando Scherer (ex-nadador), Alexandre da Silva (gerontólogo e colunista de VivaBem) e Fabricio Carpinejar (escritor e poeta). Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless, de VivaBem, é a responsável pela curadoria e apresentação do evento.

Veja a programação do Ageless Talks 2022

Abertura (14h30) - Entrevista com a cantora Marina Lima

Painel 1 (14h45) - Beleza atemporal: o que muda e como cuidar da pele, dos cabelos

Convidados Cristiana Oliveira (atriz), Carolina Ferraz (atriz), Eliane Dias (empresária), Bianca Viscomi (dermatologista) e Maria Cecília Prado (jornalista e mediadora do painel)

Painel O Boticário (15h15) - Etarismo e autoestima da mulher na maturidade - relação com a beleza e pele madura

Convidados Maria Cândida (jornalista e apresentadora); Fabi Gomes (maquiadora e apresentadora); Renata Gomide (diretora de marketing do grupo O Boticário); e Silvia Ruiz (jornalista e mediadora do painel)

Painel 2 (15h30) - Libido não tem prazo de validade

Convidados Tania Khalill (atriz); Penélope Nova (comunicadora e sexóloga); Ana Canosa (psicóloga e colunista de Universa); e Adriana Ferreira Silva (jornalista e mediadora do painel)

Painel 3 (16h05) - Representatividade nas telas: como isso afeta nossa visão sobre envelhecer?

Convidados Denise Fraga (atriz); Lícia Manzo (roteirista); e Tatiana Schibuola (jornalista e mediadora do painel)

Painel Genera (16h40) - DNA, autoconhecimento e bem-estar

Convidados Ricardo di Lazzaro Filho (Representante Genera); e Silvia Ruiz (jornalista e mediadora do painel)

Painel 4 (16h55) - Os 50 seriam a adolescência da maturidade? Como lidar com a fase de transição

Convidados Murilo Rosa (ator); Isabel Fillardis (atriz); e Silvia Ruiz (mediadora do painel)

Painel 5 (17h35) - Manter-se ativo é manter-se vivo: como o movimento nos dá potência e longevidade

Convidados Fernanda Keller (triatleta); Fernando Scherer (medalhista olímpico na natação); Didi Wagner (atriz); e Alexandre da Silva (especialista em envelhecimento e mediador do painel)

Speech de encerramento (18h10) - Fabrício Carpinejar (escritor)