Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pode gelado ou bala de hortelã? Veja mitos e verdades sobre dor de garganta

Getty Images
Imagem: Getty Images

Gabriel Dias

Colaboração para VivaBem*

20/06/2022 04h00

Posso tomar sorvete quando estiver com dor de garganta? Bebidas geladas agravam o problema? E se eu chupar uma bala de hortelã, alivia a dor? Essas são algumas perguntas recorrentes a respeito desse problema. Primeiro, é preciso esclarecer que "dor de garganta" não é uma doença, mas um sintoma comum a várias doenças, principalmente infecções virais ou bacterianas, inflamações, gripes e reações alérgicas.

Normalmente, esse sintoma é provocado por uma inflamação que atinge a faringe (faringite), mas pode afetar também a laringe (laringite) ou as amígdalas (amidalite). Com frequência, a inflamação envolve faringe e amígdalas simultaneamente, constituindo a chamada faringoamigdalite.

A causa mais frequente da dor de garganta é uma infecção viral, como gripe, resfriado, mononucleose e doenças da infância para as quais existe vacina, como sarampo, coqueluche, catapora e difteria. Mas muitas outras condições podem provocar o problema. Outras causas incluem infecções bacterianas, alergias, refluxo, uso excessivo da voz e até secura na garganta, provocada por ar-condicionado, tempo seco ou dormir de boca aberta.

Além da dor, pode ser acompanhada de ardência, dificuldade para engolir, vermelhidão e inchaço locais, rouquidão, perda da voz, tosse, dores de cabeça, no corpo e reflexas no ouvido e no pescoço, febre, pus nas amígdalas, mal-estar, falta de apetite, pigarro e indisposição.

Apesar de na maioria das vezes se resolver sozinha em poucos dias —e justamente por isso ser considerada por muitos como inofensiva—, jamais deve ser negligenciada.

Existem várias dúvidas sobre a dor de garganta, por esse motivo VivaBem separou alguns mitos e verdades sobre o problema:

Tomar sorvete ou bebida gelada piora a dor de garganta?

A simples ingestão de sorvetes ou bebidas geladas não é capaz de causar dor de garganta. Em alguns casos, o líquido refrigerado pode até contribuir como um analgésico no alívio da dor.

No entanto, se a causa da dor for infecciosa, o sorvete ou as bebidas geladas podem piorar o quadro. Isso acontece porque, em baixa temperatura, os cílios da mucosa —que são uma proteção natural— podem paralisar, prejudicando o funcionamento e piorando a infecção.

Mudanças bruscas de temperatura causam dor de garganta?

Sair de um lugar muito quente para um lugar muito frio pode baixar a imunidade e prejudicar o funcionamento da mucosa das vias respiratórias. Isso acontece, principalmente, quando se entra em uma sala com ar-condicionado em temperatura baixa.

O princípio é o mesmo das bebidas geladas: o frio atrapalha a movimentação (chegando a paralisar, em alguns casos) os cílios das mucosas. O mesmo acontece quando ficamos expostos a baixas temperaturas por um longo período sem estarmos devidamente agasalhados.

Ar-condicionado, baixa umidade e poluição do ar podem causar dor de garganta?

O ar-condicionado causa dor de garganta porque retira a umidade do ar, fazendo com que as vias aéreas se ressequem. A falta de manutenção e limpeza nos aparelhos condicionadores de ar pode causar alergias e irritações nas mucosas.

O ideal é manter a temperatura do ar-condicionado amena, realizar manutenção periodicamente, limpar o filtro do aparelho semanalmente (ou duas vezes por semana, caso fique ligado todos os dias) e aumentar a ingestão de água quando permanecer em ambientes refrigerados.

Chupar bala ou mascar chiclete é bom para dor de garganta?

Balas e chicletes mentolados até causam sensação de alívio por alguns minutos, mas o efeito é momentâneo e podem irritar ainda mais a mucosa. Em alguns casos, é recomendada a ingestão de pastilhas com substâncias anestésicas, próprias para dores de garganta. Mas o uso dessas pastilhas deve ser prescrito por um médico.

Infecção de garganta mal curada pode atingir o coração?

Quando a dor de garganta é provocada pela bactéria Streptococcus pyogenes do grupo A, o tratamento inadequado ou a falta dele em pessoas com alguma predisposição genética pode fazer o quadro evoluir e desencadear a doença autoimune febre reumática, com possíveis consequências ao coração (e também ao sistema nervoso central, articulações e pele).

Só é possível curar dor de garganta com antibiótico?

O uso de antibiótico é recomendado somente em casos de infecções bacterianas, pois esse tipo de medicamento não faz efeito contra vírus ou em quadros alérgicos. Em alguns casos, anti-inflamatórios ou antialérgicos podem ser prescritos.

É importante sempre lembrar que a automedicação pode causar danos à saúde, e o uso indiscriminado de antibióticos é responsável por muitos casos de resistência bacteriana. Quando a dor de garganta durar três dias ou mais, é indicado buscar ajuda médica.

Enrolar um lenço embebido com álcool no pescoço trata dor de garganta?

Apesar de muita gente relatar que sente alívio por conta da sensação de calor que o álcool provoca —ele esquenta a região e acaba forçando o organismo a levar mais sangue para lá—, isso se dá apenas momentaneamente. Esse tipo de ação de forma alguma diminui ou faz desaparecerem os sintomas, já que não combate as causas.

*Com informações de reportagens publicadas em 06/05/2020, 16/12/2020 e 10/03/2021.