Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Brasil inicia estudo com doses fracionadas de vacinas contra covid-19

Imagem: Getty Images

De VivaBem, em São Paulo

14/06/2022 18h41

Um estudo realizado no Brasil vai testar uma nova estratégia de vacinação contra covid-19 no país. A ideia é utilizar doses fracionadas de vacinas que já foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outras agências internacionais.

A iniciativa é uma parceria entre os pesquisadores de Oxford, responsáveis por desenvolver a vacina contra o coronavírus no Brasil e no Reino Unido, e da Cepi (Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias).

De acordo com o jornal O Globo, serão 700 participantes de Belém, no Pará, e de Natal, no Rio Grande do Norte, e nesta fase, o estudo recruta voluntários.

A pesquisa quer analisar a resposta das doses de reforços fracionadas em pessoas com vacinação inicial da CoronaVac há pelo menos seis meses. A ideia é dividi-los em grupos que vão receber doses, fracionadas ou completas, da AstraZeneca ou da Pfizer.

Além de fazer com que mais pessoas tenham acesso à vacina, a estratégia pode reduzir a reação do imunizante no organismo, já que a dose é fracionada. Ainda segundo o jornal, há interesse do Ministério da Saúde, parceiro da pesquisa, para saber o desfecho do estudo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil inicia estudo com doses fracionadas de vacinas contra covid-19 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde