Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Fios limpos e sedosos: veja 11 erros que você comete ao lavar o cabelo

iStock
Imagem: iStock

Thaís Lyra

Colaboração para VivaBem

14/06/2022 04h00Atualizada em 14/06/2022 20h12

Lavar ou não lavar o cabelo todos os dias: eis a questão! Quais produtos usar? Pode esfregar e fazer fricção? O correto é higienizar o fio, o couro cabeludo ou os dois? É verdade que o cabelo enjoa de marca de xampu? Como canta Gal Gosta na música Cabelo: "quem disse que cabelo não sente"? Pois sente e não é pouco.

É preciso entender que tudo causa dano ao fio. A partir do momento que ele sai do folículo piloso pela nossa pele, trata-se de uma matéria morta. Então, qualquer coisa que fazemos: pentear, lavar, condicionar, secar e realizar procedimentos químicos vai causar dano a esse fio.

Por isso, saber como aplicar xampu, condicionador, creme e escolher a temperatura ideal da água interferem, não apenas na questão da beleza dos fios, mas na garantia de um cabelo saudável.

Para esclarecer o assunto e tirar dúvidas, especialistas ouvidos por VivaBem listam 11 erros comuns na hora da lavagem das madeixas.

1) Número de lavagens

Para começo de conversa, o que deve ser lavado é o couro cabeludo. Algumas pessoas vão precisar lavar diariamente e outras não, podendo alternar os dias. Intervalos grandes entre as lavagens podem ser prejudiciais aos fios e ao couro cabeludo, estimulando dermatites, descamação, queda de cabelo e retardo no crescimento. Ah, lavar várias vezes ao dia não é recomendado, pois resseca o couro cabeludo.

2) Não conhecer o seu

mulher, pele oleosa, cabelo oleoso, mulher pele brilhando, ilustra - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Seco, oleoso, normal, misto? Em geral, lisos e oleosos necessitam de mais lavagens. O primeiro, porque o folículo piloso produz óleo, e o segundo recebe esse óleo em função da gravidade.

Os secos, em geral, são encaracolados e/ou cacheados, e esta curvatura faz com que a oleosidade demore mais tempo para chegar às pontas.

Porém, não é uma regra. Muitas pessoas com cabelos com curvaturas têm um certo grau de oleosidade. Um dermatologista ajuda você a tirar essa dúvida.

3) Só usar xampu

Um cabelo bem lavado precisa estar com o couro cabeludo e os fios limpos. O xampu é o produto indicado para fazer essa higienização. O principal objetivo é a remoção de sebo, suor, restos celulares, íons, ácidos graxos, partículas metálicas oxidadas e impurezas do couro cabeludo.

O cosmético pode ter mais de 40 ingredientes em sua fórmula, pois, além dos surfactantes, que são os agentes limpadores, existem os agentes condicionantes para minimizar a agressão aos fios. Quando usado sozinho, deixará o cabelo limpo. Agora, bonito e com aquele aspecto que a gente espera, é outra história. E é aí que entra um complemento: o condicionador.

4) Preferir apenas condicionador

O combo xampu + condicionador é o ideal. Mas optar só pelo segundo pode ajudar nos seguintes pontos: desembaraçar, facilitar o penteado, reduzir a agressão dos efeitos físicos e químicos aos quais os cabelos são submetidos diariamente, como o simples ato de pentear, mantendo o aspecto cosmético do fio, sua maciez e diminuindo o aspecto esvoaçado (efeito antifrizz).

No entanto, não vai fazer a higienização do couro cabeludo e, se usado em excesso, poderá trazer oleosidade e problemas como caspa e seborreia. O mesmo princípio vale para cremes, máscaras, óleos e finalizadores que devolvem lubricidade, brilho e maleabilidade. Atenção: esses cosméticos devem ser aplicados nos fios e nunca no couro cabeludo.

5) Usar 2 em 1

Os produtos 2 em 1 atendem às necessidades de lavar e condicionar o cabelo, mas eles não são nem bons limpantes nem bons condicionadores. É aquele tipo de produto que você pode utilizar em uma emergência, em uma viagem, por exemplo, para economizar tempo.

6) Usar o produto errado

Escolha sempre um xampu próprio para o seu couro cabeludo. Então, se ele é oleoso, procure produtos que melhorem essa oleosidade. Se for mais ressecado, já existem produtos que usam surfactantes menos abrasivos para essa limpeza.

Obedeça sempre o tempo indicado pelo fabricante no momento da lavagem e não exagere na dose. Uma boa tática é o tamanho de uma moeda (de 5 centavos a um real) conforme o comprimento do seu cabelo. Enxágue com muita água até não haver resíduos.

7) Achar que cabelo enjoa de marca

Não, o cabelo não cansa de marcas. O que muda é a necessidade do fio justamente pelo tipo de produto que você está usando. Por exemplo, usou uma linha reconstrutora durante um tempo e deu resultado? Então, é hora de partir para um hidratante e assim por diante. Ah, os antirresíduos são indicados a cada 15 dias para os fios secos e uma vez por semana para oleosos e normais.

8) Temperatura da água

Lavar o cabelo/ enxaguar a cabeça/ tomar banho - iStock - iStock
Imagem: iStock

A lavagem deve ser feita com água fria ou morna. A alta temperatura provoca a abertura da cutícula e, com isso, aumenta o dano à haste, deixando-o mais ressecado e propenso aos prejuízos externos (quando a cutícula fica fechada, o fio tende a ter brilho e ser saudável). O parâmetro é o seguinte: a água que for confortável para a pele com certeza será boa para o cabelo.

9) Cuidado com o atrito

Esfregar o cabelo demais na hora de lavar ou retirar o produto acaba prejudicando a fibra. O atrito de um fio no outro promove danos na cutícula e, com isso, aumento de frizz e ressecamento. A higienização, como já vimos lá em cima, é no couro cabeludo.

10) Pentes ou escovas na hora do banho

Para retirar o produto, deixe a gravidade agir e passe seus dedos delicadamente pelos fios —não use pente ou escovas. Adote o mesmo princípio na hora de secar. Quando o fio está úmido ele incha, ficando mais maleável. O atrito da toalha pode provocar quebra. Seque suavemente das pontas para cima.

11) Ignorar fios brancos e com química

Cabelo branco e rugas chamam a atenção na beleza de Roxanne Gould - Sebastian Kim/Divulgação - Sebastian Kim/Divulgação
Imagem: Sebastian Kim/Divulgação

Fios brancos e com química são mais ressecados e, por essa razão, recomenda-se o uso da máscara após o xampu e, para um resultado melhor, aplique o condicionador. Como são mais frágeis, tenha atenção com a tração para não haver quebra da haste, principalmente quando estão molhados.

No caso dos brancos, com a perda da melanina (cor), a tendência é o fio ficar mais grosso e com uma textura bem diferente. Nesse caso, invista em produtos específicos.

Cabelos que passaram por processos químicos como descoloração, coloração, alisamentos e permanentes têm as hastes fragilizadas. A dica é a mesma: vá atrás de cosméticos próprios.

Entenda as diferenças

Cabelo saudável é aquele que tem a haste capilar com as cutículas preservadas, fechadas, que dão aos fios brilho e maciez, associado a um couro cabeludo limpo.

Já um cabelo doente possui as cutículas abertas, danificadas, que deixam o cabelo mais seco associado a um couro cabeludo com sujidades.

Fontes: Daniel Cassiano, dermatologista e doutor em medicina translacional pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e professor de dermatologia do curso de medicina da Universidade São Camilo (SP); Dennis Sloboda, professor e cabeleireiro de Curitiba; Isadora Lopes, tricologista formada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia); e Reinaldo Tovo, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês (SP).

Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto inicial indicava o uso de máscara capilar após xampu e condicionador. Na verdade, a recomendação é utilizar o produto após o xampu e antes do condicionador. Além disso, o texto citava moeda de 15 centavos que seria a de 5 centavos. As informações foram corrigidas.