Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Nojinho de motel? Saiba em que prestar atenção para usar o local sem crise

iStock
Imagem: iStock

Marcelo Testoni

Colaboração para VivaBem

10/06/2022 04h00

O Dia dos Namorados está batendo na porta e os planos de quem pretende comemorá-lo devem estar prontinhos, certo? Se esse é o seu caso e você pretende aproveitá-lo num motel ou até hotel, por exemplo, pode-se dizer que, graças aos avanços da ciência, esse dia que celebra os apaixonados promete ser mais tranquilo do que os dois últimos.

Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou é que precisamos ficar muito atentos aos riscos não visíveis. Então, fora o novo coronavírus, será que é preciso ter cuidados sanitários para não contrair ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) ou uma gravidez num quarto de motel ou hotel? Será que o seu "nojinho" pode atrapalhar a comemoração?

Acalme-se! Em se tratando da covid-19, estudos recentes sugerem que é muito incomum o contágio ao tocar em superfícies e objetos sem higienização, embora esse risco não possa ser 100% descartado. E, segundo os médicos, sem consenso, parece que esse princípio se aplicaria também aos agentes das ISTs (herpes genital, sífilis, gonorreia, HIV, HPV, hepatites virais), ou melhor, a alguns deles, com capacidade de sobreviver fora do organismo por períodos curtos.

Quanto à gestação "por acidente", fique tranquilo: sem ejaculação penetrante ou na entrada da vagina, as chances de ocorrer, por contaminação, quando há resquícios de esperma de alguém que anteriormente usou o mesmo espaço, são absolutamente nulas.

Mas aqui vai um aviso: não se aventure a ponto de arriscar a saúde. Se for ao motel ou hotel, escolha um bem recomendado e seguro, que utilize produtos químicos profissionais para esterilizar e desinfetar superfícies, hidros, toalhas etc.

Como se favorecem as ISTs

Sexo, casal, cama - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Por atividade sexual desprotegida, contato íntimo de pele e mucosas dos órgãos genitais, boca e reto. Sem isso, os causadores de ISTs poderiam, hipoteticamente, se disseminar num ambiente de motel por resquícios de material orgânico vivo, como sangue e fluidos. Mas o tempo de vida desses microrganismos em condições externas, fora das células, é em geral de minutos a poucas horas, pois são extremamente sensíveis e frágeis a temperaturas e falta de umidade.

Para alguém contrair uma infecção por lençol, toalha ou banheira de motel, teria de ser logo após a utilização disso tudo pelos últimos clientes e sem nenhuma limpeza. Como se alguém encontrasse a cama molhada de secreção contaminada e encostasse os genitais bem ali. Ou então, se entrasse numa banheira suja como uma privada, com altas cargas viral e bacteriana e, para piorar, se perfurasse a pele dentro dela com algo infectado, como uma trinca, por exemplo.

"Em banheiras o problema é maior. As de hidromassagem têm um sistema de tubulação que, sem higienização com produtos adequados, quando acionado pode levar resíduos e material orgânico presentes ali para a parte interna do utensílio, ocasionado contaminações genitais. Os maiores riscos em motel são infecções de pele, candidíase e, eventualmente, HPV e verrugas genitais", aponta Alexandre Pupo, ginecologista dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, ambos em São Paulo.

Gravidez é impossível

Dia dos namorados, sexo, motel, hotel, casal, banheira de hidromassagem - iStock - iStock
Imagem: iStock

Um espermatozoide fora do corpo não consegue sobreviver por mais de 1 a 2 minutos. Sendo assim, de novo, para alguém engravidar dentro de um motel, com esperma de desconhecido, só se, por exemplo, pegasse um item onde se tenha imediatamente ejaculado, e o passasse, introduzisse na vagina. Quando se demora muito, o sêmen, exposto ao ar, resseca e os espermatozoides, presos nele e sem locomoção, se tornam inviáveis para uma fecundação.

Ok, mas e se a ejaculação ocorresse dentro da banheira e a mulher entrasse nela? Idem, é inconcebível. Não é porque o espermatozoide tem a capacidade de "nadar" no líquido seminal que ele fará o mesmo na água e ainda por cima conseguirá localizar a região íntima feminina.

O mesmo vale para qualquer eventual dúvida relacionada com piscina, que é um local muito mais hostil para um gameta masculino do que uma banheira, por ser tratado com cloro.

"Além do mais, para ocorrer uma gravidez, é preciso que a mulher esteja em seu período fértil, ovulando, e o homem ejacular dentro dela uma quantidade de esperma suficiente e com espermatozoides efetivos, viáveis", afirma Sylvia Lemos Hinrichsen, mestre e doutora em medicina tropical, professora em doenças infecciosas e parasitárias na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e infectologista do Cerpe, laboratório de exames da Rede Dasa.

Cabem medidas de precaução?

casal mulheres lésbicas cama rindo sexo - filadendron/Getty Images - filadendron/Getty Images
Imagem: filadendron/Getty Images

Por ser um espaço de uso íntimo e rodiziado —principalmente no Dia dos Namorados—, o motel deve ser analisado de antemão pelos frequentadores, valendo conferir seu site e reputação na internet.

Estando lá, preste muita atenção à limpeza e conservação e se há avisos e orientações sobre protocolos de higiene e desinfecção, além de checar se tudo está sendo entregue novo e lavado e em sacos lacrados, com etiqueta de segurança. Na dúvida, vá embora, sobretudo se o motel não disponibiliza nem álcool 70%.

Depende muito da percepção individual. "Não existe exatamente uma maneira de se proteger. Orienta-se, digamos, que se estiver num lugar com vaso sanitário sujo, que se proteja com papel higiênico, protetor de assento, mas sem exageros. Não existe risco de contrair ISTs assim, fácil, nem se 'pega' infecção urinária, como muita gente acredita", garante Alex Meller, urologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do Hospital Albert Einstein.

Por precaução, não se sente diretamente, sem roupa, em estofados, que de preferência devem ser impermeabilizados, saunas e cadeiras. Coloque entre a pele e as superfícies uma toalha, que assim como o lençol, é um item possível de ser levado de casa.

Já na banheira, a fim de eliminar impurezas, antes do uso pode ser tampada, enchida de água bem quente até a borda e cinco minutos depois esvaziada. Tudo para evitar riscos e guardar boas recordações. No mais, curta o momento, crie um clima gostoso e aproveite o dia de celebrar o amor.

Referências:

https://www.nature.com/articles/d41586-021-00251-4

https://www.rutgers.edu/news/extremely-low-levels-coronavirus-detected-surfaces-oncology-facilities-study-finds

https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(20)30678-2/fulltext