Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estou com sintomas gripais, quando devo ir ao hospital?

Cecilie_Arcurs/iStock
Imagem: Cecilie_Arcurs/iStock

Gabriel Dias

Colaboração para VivaBem

09/06/2022 14h24

Nariz escorrendo, espirro, dor na garganta, moleza e febre. Basta a manifestação um desses sintomas para surgirem várias dúvidas em tempos de pandemia. Com o aumento dos casos de doenças como covid-19, gripe e resfriado é preciso se cuidar e prevenir. Mas, de acordo com os médicos, ter sintomas gripais não é motivo suficiente para dirigir-se imediatamente ao hospital.

A gripe se torna preocupante e precisa de ajuda médica em casos de persistência da febre, falta de ar e taquicardia. A doença pode evoluir para pneumonia viral, provocando dificuldade respiratória variável, chegando até a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), situação em que a função pulmonar, isto é, as trocas gasosas, pode ficar extremamente prejudicada, semelhante aos casos graves de covid-19 com índices de letalidade elevados.

'Tenho sintomas de gripe. Devo ir até o hospital?'

Se houver piora nos sintomas, febre persistente, falta de ar ou baixa saturação —baixa oxigenação do sangue medida pelo oxímetro— é necessário procurar atendimento médico imediato. Para os casos menos graves, também é possível buscar atendimento médico através da telemedicina ou em um Centro Médico Especializado.

Pessoas que fazem parte do grupo de risco, mesmo vacinadas, precisam de uma atenção ainda maior, caso apresentem sintomas gripais.

Desde o surgimento da covid-19, ao menor sintoma respiratório, a recomendação é o autoisolamento. Para casos confirmados de covid, o isolamento deve se estender por dez dias após o início dos sintomas. Já no caso da influenza, o isolamento recomendado é de sete dias.

Gripe ou covid-19?

Quando surgem os primeiros sintomas, a principal dúvida é sobre o diagnóstico: é gripe ou covid-19? Alguns sinais, como o modo de evolução dos sintomas, podem até dar algumas pistas, mas só um exame pode confirmar qual é a doença.

A gripe é uma doença viral aguda transmissível que afeta o trato respiratório superior e inferior causada pelo vírus influenza. Já a covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus Sars-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

Os sintomas mais comuns da gripe são: tosse (geralmente seca), febre, dor de cabeça, dores no corpo, mal-estar e cansaço. Podem ocorrer dor de garganta, diarreia (especialmente em crianças) e coriza ou congestão nasal (nariz entupido).

Apesar de serem bastante parecidos, os sintomas mais comuns da covid-19 são: febre ou calafrios, tosse seca, falta de ar, cansaço, dores musculares, dor de cabeça, perda de olfato e/ou paladar, dor de garganta, congestão nasal ou nariz escorrendo, náusea, vômitos e diarreia.

Em média, a gripe dura cerca de uma semana. Casos mais graves podem durar mais tempo, geralmente de 7 a 10 dias. Enquanto a covid-19 tem em média 9 dias de duração, dependendo da carga viral.

Quando os testes são necessários?

Os sintomas causados por esses vírus, em especial coronavírus e influenza, são muito parecidos. A única forma de se diferenciar é por meio da testagem. Atualmente, existem três tipos de testes em uso para o vírus Sars-CoV-2: o RT-PCR, o teste rápido de antígeno (TR-Ag) e o autoteste de antígeno (AT-Ag).

Mas não é necessário se dirigir a um pronto-socorro para realizar a testagem. O lugar correto para fazer o exame na rede pública é em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou unidades de testagem, se houver. Já na rede privada, é possível recorrer às farmácias ou aos laboratórios.

'Como me prevenir?'

A infecção da gripe é transmitida da mesma forma que a covid, portanto são válidas as mesmas medidas universais como: usar máscaras; evitar aglomerações e ambientes fechados; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; lavar as mãos com água e sabão; usar álcool gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Vale lembrar que a vacinação ainda é a forma mais eficaz de prevenção contra tanto contra a gripe, quanto contra a covid-19.

*Com informações das reportagens publicadas em 29/12/2021, 11/01/2022 e 09/06/2022.