Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


'Há meses ofegante', diz pai de Anitta: quais sintomas do câncer de pulmão?

Mauro Machado, pai da Anitta, foi hospitalizado após AVC e descobriu câncer de pulmão - Reprodução/Twitter
Mauro Machado, pai da Anitta, foi hospitalizado após AVC e descobriu câncer de pulmão Imagem: Reprodução/Twitter

De VivaBem*, em São Paulo

07/06/2022 18h12Atualizada em 08/06/2022 11h29

Nesta terça-feira (7), Mauro Machado, pai da cantora Anitta, afirmou ter feito uma cirurgia após descobrir um câncer no pulmão. Ele compartilhou um relato em que disse não estar se sentindo bem nos últimos meses. "Há meses ofegante. Sinusite? Covid? Pulmão? Cansaço e dúvidas", escreveu.

Ele conta que descobriu o câncer depois de passar por exames de rotina em São Paulo após um "pico de pressão", quando teve um AVC (acidente vascular cerebral), que é quando ocorre a morte de células do cérebro após interrupção do fluxo sanguíneo no órgão.

Mauro afirma que estava aguardando uma biópsia (exame que analisa material) após retirada de pequeno nódulo do corpo. Mas pelo Instagram, Anitta contou que esses exames mostraram que não havia metástase, que é quando há uma disseminação do câncer para outros órgãos do corpo. "Curado, 100%. Está saindo do hospital já já", falou a cantora.


Sintomas do câncer de pulmão

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil — isso sem contar o câncer de pele não melanoma. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.

Os sinais geralmente não aparecem até que o câncer esteja avançado, mas algumas pessoas com a doença em estágio inicial podem apresentá-los. Os mais comuns são:

  • Tosse persistente (nos fumantes, o ritmo habitual é alterado e aparecem crises em horários incomuns)
  • Escarro com sangue;
  • Dores no tórax (pioram ao tossir ou ao respirar fundo);
  • Rouquidão;
  • Piora da falta de ar;
  • Perda de peso e de apetite;
  • Pneumonia recorrente ou bronquite;
  • Fadiga, sentir-se cansado ou fraco.

É importante ressaltar que todos os sintomas acima também podem ter outras causas, por isso é importante procurar o médico.

Mauro Machado compartilhou texto - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Mauro Machado compartilhou texto
Imagem: Reprodução/Instagram

Quais fatores de risco para o câncer de pulmão?

Tabagismo: de longe o principal fator, sendo responsável por 90% dos casos. Estima-se que mais de 28 mil ocorrências por ano poderiam ser evitadas se ninguém fumasse.

Fumo passivo: o risco é pelo menos três vezes maior que o de uma pessoa não exposta à fumaça do cigarro, segundo a American Cancer Society.

Poluição do ar: estima-se que, em todo o mundo, a poluição seja responsável por 5% dos casos. - Fatores genéticos: familiares de pessoas que tiveram câncer de pulmão têm risco levemente aumentado, embora seja difícil estabelecer o quanto dessa probabilidade se deve à genética ou à fumaça do cigarro.

Radioterapia: quem foi exposto à radiação na região do tórax pode ter risco mais alto de câncer de pulmão.

Exposição a substâncias: agentes como asbesto (amianto), radônio (gás resultante da decomposição do urânio no solo e nas rochas) e arsênio (que pode estar presente na água), fuligem, cromo, níquel, sílica, produtos de carvão e escapamento de diesel, entre outros, também podem aumentar o risco.

* Com informações de reportagens publicadas em 16/10/2018 e 20/05/2021.