Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Consumir 3 gramas de ômega 3 pode reduzir pressão aterial, sugere estudo

Suplementos de ômega 3 - iStock
Suplementos de ômega 3 Imagem: iStock

Letícia Naísa

De VivaBem, em São Paulo

02/06/2022 14h17

Um novo estudo sugere que apenas 3 gramas de ômega 3 por dia podem ajudar a baixar a pressão arterial. A substância é um tipo de gordura saudável e pode ser encontrada em peixes, castanhas e sementes, além de suplementos em farmácias.

Pesquisadores já tinham ciência de vários dos benefícios do ômega 3, mas uma análise de 71 testes clínicos publicados entre 1987 e 2020, mostrou a dosagem exata da gordura que pode trazer benefícios para a pressão arterial. O estudo foi revisado por pares e publicado esta semana no periódico científico da Associação Americana do Coração, o Journal of the American Heart Association.

Existem diferentes tipos de ômega 3, e o estudo analisou a relação entre dois deles, o DHA (ácido docosahexaenoico) e o EPA (ácido eicosapentaenoico), e a pressão arterial em 5.000 pessoas de 18 a 86 anos —algumas com pressão alta ou problemas de colesterol. Os participantes das pesquisas analisadas consumiram ômega 3 na dieta ou por meio de suplementos no período de 10 semanas.

A análise descobriu que aqueles que consumiram de 2g a 3g diárias da gordura apresentaram redução de 2 mmHg na pressão sistólica (máxima) e diastólica (do momento de repouso). Entre as pessoas com hipertensão, o mesmo consumo reduziu 4,5 mmHg, em média, na pressão sistólica.

Já o consumo de mais de 3g, além de reduzir a pressão, reduz também o colesterol, indica a pesquisa. A medida de 5g diárias entre pessoas com hipertensão reduziu, em média, 4 mmHg na pressão arterial e menos de 1 mmHg entre pessoas sem a doença.

Os pesquisadores notaram diferenças de pressão semelhantes em pessoas com colesterol alto e pessoas com mais de 45 anos.

"A maioria dos estudos [analisados] relataram [consumo de] suplementos de óleo de peixe ao invés de ômega-3 EPA e DHA consumidos em alimentos, o que sugere que os suplementos podem ser uma alternativa para aqueles que não podem comer peixes gordurosos, como salmão regularmente", afirma Xinzhi Li, um dos autores da pesquisa. "Os suplementos de algas com ácidos graxos EPA e DHA também são uma opção para pessoas que não consomem peixe ou outros produtos de origem animal", completa.

Para Li, a nova análise corrobora outras pesquisas que mostram que o consumo de ômega 3 pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e reduzir a pressão arterial, especialmente entre pessoas com hipertensão.