Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


EUA ganham 1 milhão de adolescentes usuários diários de tabaco; vape lidera

Josie_Desmarais/Istock
Imagem: Josie_Desmarais/Istock

Do VivaBem, em São Paulo

30/05/2022 14h11

Em dois anos, mais de 1 milhão de adolescentes entre 14 e 17 anos se tornaram novos usuários diários de tabaco nos EUA, principalmente cigarros eletrônicos. Isso corresponde a 2.284 novos fumantes todos os dias durante o período de análise, entre 2017 e 2019.

Segundo o estudo, publicado hoje (30) no periódico Pediatrics, mais de três quartos dos adolescentes fumavam cigarros eletrônicos todos os dias em 2019. Os índices de menores de idade usuários de tabaco remetem aos anos 1990, que precedeu políticas de controle do tabaco, alertou a equipe da Universidade de San Diego (EUA).

"Dadas as evidências recentes das potenciais consequências para a saúde dos cigarros eletrônicos, esse aumento acentuado entre os jovens requer atenção e ação urgentes da saúde pública", defendeu John P. Pierce, coautor do estudo.

A análise aponta que o consumo de cigarros eletrônicos descartáveis com sabor e alto teor de nicotina é predominante. Em 2017, as vendas dos produtos nos EUA cresceram 40%, o que foi classificado pelas autoridades como uma "epidemia de vaping juvenil".

Análise considerou explosão das vendas

Os pesquisadores compararam dados do PATH (Avaliação Populacional de Tabaco e Saúde, na tradução do inglês), estudo representativo realizado pelo Instituto Nacional de Abuso de Drogas e pelo Centro de Produtos de Tabaco da FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos).

No total, foram avaliados jovens e adultos entre 14 e 34 anos em dois períodos: em 2014, antes do aumento nas vendas dos produtos da marca JUUL (pioneira em cigarros eletrônicos) e em 2017, quando o consumo explodiu.

Divididos em cinco faixas etárias, os dados compararam quantas pessoas experimentaram tabaco pela primeira vez e o número de usuários diários nos dois anos de avaliação.

Enquanto uma comparação apontou queda de 2014 para 2017 no índice de quem provou cigarros ou se tornou fumante diário, houve aumento no consumo diário geral de tabaco impulsionado pelo uso de vape —concentrado justamente na faixa entre 14 e 17 anos.

De acordo com a equipe, o nível de dependência entre os adolescentes que fumam cigarro eletrônico é igual aos novos usuários diários do cigarro convencional. Os cientistas consideram que 600 mil pessoas no país abaixo de 21 anos usavam produtos JULL todos os dias em 2019, número 2,5 vezes maior que o registrado entre pessoas de 25 a 34 anos.