Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dr. Rey conta que está há 8 anos sem sexo; tem impacto na saúde?

Dr. Rey afirma que está há oito anos sem transar com a esposa, Hayley Rey Imagem: Divulgação

De VivaBem*, em São Paulo

26/05/2022 13h53

O cirurgião plástico Dr. Rey contou, em entrevista à RedeTV!, que está há quase 10 anos sem ter relações sexuais. Aos 60 anos, ele disse que vive "totalmente em celibato".

"Casamento é complicado, meu casamento está um pouquinho quebrado, e ano que vem a gente vai se separar", declarou Rey, que é casado desde 2000 com a franco-canadense Hayley Rey, 48.

"As leis de Deus são bem simples, e eu vivo em celibato há quase oito anos. Por isso que eu sou tão bravinho", brincou, simulando um golpe de caratê para a apresentadora.

Será que ficar esse tempo todo sem sexo pode fazer algum mal à saúde? Você pode ter vontade e saudade do ato, ou ter feito celibato de forma consciente, que nem o cirurgião, e em ambos os casos não há qualquer consequência física negativa.

Tanto os órgãos sexuais masculinos como os femininos se mantêm funcionando normalmente e ficam no aguardo de uma próxima interação. Deixar de transar não vai dificultar ter orgasmos, por exemplo.

O máximo que pode acontecer é, no caso das mulheres, a mucosa vaginal ficar mais sensível e menos lubrificada, mas nada que uma atenção especial às preliminares não resolva.

Sexo tem benefícios psicológicos

Mas se o físico não é tão afetado, o mesmo não se pode dizer da parte psicológica, especialmente em pessoas que estão em idade reprodutiva. Nesse ponto, o sexo tem uma função relaxante e antidepressiva, já que hormônios e neurotransmissores liberados durante o ato em si e o orgasmo ajudam a controlar esses e outros sintomas ligados à depressão.

O mesmo vale para a agressividade, já que muitas pessoas usam o ato sexual para descarregar a sua energia agressiva. Sem isso, as pessoas podem ficar agressivas em suas relações interpessoais ou adotar atitudes destrutivas.

A falta de sexo também afeta o nosso comportamento. A pessoa não se sente desejada e, já que ela fica com a autoestima abalada e com a falta de perspectiva de dividir a intimidade com outra pessoa, ela pode até mesmo se descuidar de questões como a higiene.

E não é só a vida pessoal que é afetada quando você passa um período de seca. Sem sexo, é bem provável que você renda menos no trabalho. Isso porque transar estimula a formação de neurônios e também ajuda a regular o sono.

Caso fique muito difícil aguentar tanto tempo sem transar, uma alternativa pode ser fazer exercícios físicos em casa até atividades como a meditação e também a masturbação, que ajuda a produzir neurotransmissores que causam bem-estar.

*Com informações de reportagens publicadas em 07/02/2019 e 06/07/2020.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dr. Rey conta que está há 8 anos sem sexo; tem impacto na saúde? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde