Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Homem trans mostra desafios da 1ª gestação; veja teaser do documentário

De VivaBem, em São Paulo

11/05/2022 11h35Atualizada em 06/06/2022 15h18

"As pessoas olham para mim e nunca imaginam que eu estou grávido. Acham que é uma barriguinha de chope." Após nove meses de gestação, Roberto Bete, 32, deu à luz Noah, seu primeiro filho, com sua companheira Erika Fernandes, 28, nesta terça-feira (10), às 13h12, em São Paulo. Eles são um casal trans, isto é, quem não se identifica com o gênero do nascimento, e que engravidou de forma natural.

A gestação e o parto foram acompanhados e documentados durante os últimos meses pela equipe de MOV, a produtora de vídeo do UOL, VivaBem, a plataforma de saúde e bem-estar do UOL, e pelo Núcleo de Diversidade, e é tema de um documentário que será lançado em breve.

O casal Roberto e Erika logo após o parto de Noah Imagem: UOL

Relacionadas

O vídeo mostrará o dia a dia do casal durante a gravidez, inclusive a relação com família e amigos, o acolhimento que encontraram ao fazer o pré-natal pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com especialistas de São Paulo, a questão da transição de gênero e o papel dos hormônios neste processo, além das mudanças necessárias para que a gestação acontecesse.

"Mostrar que a gente (homens trans) pode engravidar e continuar tendo nossa masculinidade mexe um pouco com a cabeça das outras pessoas", afirma Roberto.

Casal ao lado da doula Yrê Imagem: UOL

Quem vai amamentar Noah será Erika, que fez um tratamento específico para conseguir produzir leite. O casal ficou mais de 1 ano tentando engravidar e, até os últimos dias de gravidez, a ficha ainda não tinha caído para nenhum dos dois.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Homem trans mostra desafios da 1ª gestação; veja teaser do documentário - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde