Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Adolescente que ignora mãe? Estudo parece apontar uma explicação

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

08/05/2022 15h49

"Você está me ouvindo?", pergunta a mãe de qualquer adolescente distraído, e a resposta verdadeira provavelmente é não, segundo mostra uma pesquisa recente publicada no periódico Journal of Neurosciences no final de abril de 2022.

Segundo os cientistas, parece que é difícil realmente culpá-los. Imagens dos cérebros de adolescentes sugerem que a reação que temos a certas vozes muda naturalmente com o tempo, tornando a voz de nossa mãe menos valiosa.

Ao escanear o cérebro de crianças com 12 anos ou menos, viu-se uma resposta neural explosiva à voz de sua mãe, ativando centros de recompensa e de processamento de emoções. No entanto, por volta do aniversário de 13 anos, ocorre uma mudança.

A voz da mãe não gera mais a mesma reação neurológica. Em vez disso, o cérebro de um adolescente, independentemente do gênero, parece mais responsivo a todas as vozes em geral, sejam novas ou já conhecidas.

As mudanças são tão aparentes que os pesquisadores conseguiram adivinhar a idade de uma criança simplesmente com base em como seu cérebro respondeu à voz de sua mãe.

Criação de habilidades sociais

"Assim como uma criança sabe sintonizar a voz de sua mãe, um adolescente sabe sintonizar novas vozes", explica o psiquiatra Daniel Abrams, da Universidade de Stanford (EUA).

"Quando adolescente, você não sabe que está fazendo isso. Você está apenas sendo você: tem seus amigos e novos companheiros e quer passar tempo com eles. Sua mente está cada vez mais sensível e atraída por essas vozes desconhecidas."

Os pesquisadores suspeitam que isso seja um sinal de que o cérebro adolescente está desenvolvendo habilidades sociais. Em outras palavras, um adolescente não se fecha à sua família intencionalmente, seu cérebro está apenas amadurecendo de forma saudável.

Para crianças pequenas, a voz da mãe desempenha um papel importante para a saúde e o desenvolvimento, impactando níveis de estresse, vínculo social, habilidades de alimentação e processamento da fala. Portanto, faz sentido que o cérebro de uma criança esteja especialmente sintonizado com a voz de seus pais.

No entanto, chega um ponto em que ouvir outras pessoas além da mãe é mais vantajoso.

"Quando os adolescentes parecem estar se rebelando por não ouvirem seus pais, é porque estão programados para prestar mais atenção às vozes fora de casa", diz o neurocientista Vinod Menon, também da Universidade de Stanford.

As descobertas se baseiam em resultados de ressonância magnética funcional publicados pela mesma equipe de pesquisadores em 2016, que descobriram que crianças com menos de 12 anos mostram circuitos cerebrais seletivamente ativados pela voz da mãe.

Ao estender o estudo para 22 adolescentes, entre 13 e 16,5 anos, no entanto, a voz da mãe não teve o mesmo impacto. Em vez disso, todas as vozes ouvidas pelos adolescentes ativaram circuitos neurais associados ao processamento auditivo, selecionando informações importantes e formando memórias sociais.

Quando apresentados a uma gravação da voz de sua mãe dizendo três palavras sem sentido, em oposição à voz de um estranho dizendo a mesma coisa, as varreduras cerebrais dos participantes mostraram menos ativação nos centros de recompensa do cérebro.

O mesmo aconteceu com o córtex pré-frontal ventromedial, que é a parte do cérebro que ajuda a determinar qual informação social é mais valiosa. Os pesquisadores esperam analisar como esses circuitos cerebrais diferem entre aqueles com condições neurológicas.

Entre crianças mais novas, por exemplo, pesquisadores de Stanford descobriram que pessoas com autismo não mostram uma resposta tão forte à voz de sua mãe. Saber mais sobre os mecanismos neurobiológicos subjacentes pode nos ajudar a entender como ocorre o desenvolvimento social.

O benefício da novidade

As descobertas do estudo atual são as primeiras a sugerir que, à medida que envelhecemos, nossa audição se concentra menos em nossa mãe e mais nas vozes de toda uma variedade de pessoas.

A ideia é apoiada por outros estudos comportamentais e neurais, que também sugerem que os centros de recompensa no cérebro do adolescente são marcados por uma maior sensibilidade à novidade em geral.

Essas mudanças podem ser peças-chave de um desenvolvimento social saudável, permitindo que os adolescentes compreendam melhor a perspectiva e as intenções dos outros.

"Isso é o que descobrimos: este é um sinal que ajuda os adolescentes a se envolverem com o mundo e a formar conexões que lhes permitem ser socialmente adeptos fora de suas famílias."