Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dormir mal pode prejudicar perda de peso, aponta estudo dinamarquês

iStock
Imagem: iStock

Luiza Vidal

De VivaBem, em Maastricht (Holanda)*

05/05/2022 09h56

Ter uma boa noite de sono é extremamente importante para nossa saúde. Pessoas que trocam o dia pela noite, por exemplo, sentem diversos impactos no corpo, como problemas metabólicos e neurológicos.

Dormir mal também pode prejudicar a tentativa de pessoas que querem manter um peso saudável. É o que mostrou um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, divulgado nesta quarta-feira (4) no Congresso Europeu de Obesidade, em Maastricht, na Holanda, que VivaBem está acompanhando.

"A forma como dormimos, assim como a duração e a qualidade do sono, devem ser levados em consideração porque é muito difícil manter a perda de peso", explica Signe Torekov, professora da Universidade de Copenhague e autora do estudo, em entrevista à imprensa.

Como o estudo foi feito

Os pesquisadores analisaram 195 adultos com obesidade da Dinamarca, com idades de 18 a 65 anos, que participaram do S-Lite, um estudo randomizado (em que os participantes são alocados randomicamente) e os acompanhou por 8 semanas.

Os participantes foram separados, de forma randomizada, em 4 grupos:

1) Os que receberam injeção de placebo;

2) Os que fizeram exercício físico e receberam placebo;

3) Os que tomaram injeção diária com liraglutida, medicamento responsável pela perda de peso;

4) Os que receberam o remédio e fizeram exercícios físicos.

Todos os grupos de exercícios foram incentivados a participar de sessões supervisionadas de 45 minutos, duas vezes por semana, fazendo spinning e circuito, e duas sessões não supervisionadas de 30 minutos.

Os pesquisadores também avaliaram a qualidade de sono por um questionário realizado pelos participantes. A dieta dos pacientes foi acompanhada antes e depois do estudo —após 13, 26 e 52 semanas de manutenção do peso.

Para examinar a associação entre sono e ganho de peso, os participantes foram agrupados de acordo com a duração média do sono (abaixo/acima de 6 horas por noite) ou qualidade do sono (abaixo/acima de uma pontuação do questionário de 5) após dieta.

Escores mais baixos no questionário indicam sono de melhor qualidade, variando de 0 para o melhor sono a 21 como o pior sono possível. Escores superiores a cinco são considerados sono de má qualidade.

Quais foram os principais resultados

Os pesquisadores descobriram que, após a dieta de baixa caloria de 8 semanas, a qualidade e a duração do sono melhoraram em todos os participantes.

Após um ano de manutenção do peso, os participantes dos grupos de exercícios tiveram melhorias na qualidade do sono alcançadas com a dieta de baixa caloria. Já os grupos sem exercícios apresentaram uma piora no sono.

O tratamento com liraglutida não teve efeito significativo na qualidade ou duração do sono em comparação com o placebo.

As análises mostraram ainda que os participantes que dormiam em média menos de 6 horas por noite, no início do estudo, aumentaram seu IMC em 1,3 kg/m2 durante a fase de manutenção de peso de 1 ano em comparação com os que dormiam mais de 6 horas por noite.

Da mesma forma, os maus dormidores no início do estudo aumentaram seu IMC em 1,2 kg/m2 durante a fase de manutenção do peso, em comparação com os bons dormidores.

Por que este estudo é importante

De acordo com os autores da pesquisa, o fato de a saúde do sono estar tão fortemente relacionada à manutenção da perda de peso é importante. "Muitos de nós não dormem a quantidade recomendada de sono necessária para uma vida mais saudável", afirma Torekov.

Para a autora, pesquisas futuras examinando possíveis maneiras de melhorar o sono em adultos com obesidade serão um próximo passo importante para limitar a recuperação do peso.

Veja dicas de como ter uma boa noite de sono

  • Vá para a cama apenas quando realmente estiver com sono;
  • Evite substâncias estimulantes antes de dormir, tipo cafeína;
  • Evite telas (celular, TV, computador) cerca de duas antes de dormir;
  • Deixe o ambiente propício para o sono: escuro e sem barulhos;
  • Tenha rotina de sono, mantenha os horários de sempre;
  • Faça atividades físicas, mas não cerca de duas horas antes de ir dormir;
  • Cuide da sua saúde mental;
  • Mantenha uma alimentação saudável.

*A repórter viajou a convite da Novo Nordisk.