Topo

Batata deve ser guardada na geladeira ou fora? Entenda se você faz certo

Na geladeira ou fora dela? Saiba onde é o lugar ideal para guardar batatas - Getty Images
Na geladeira ou fora dela? Saiba onde é o lugar ideal para guardar batatas Imagem: Getty Images

Franceli Stefani

Colaboração para o UOL

04/05/2022 04h00

Seja pela praticidade, por pensar que está correto ou por ser um hábito cultural, é comum ir à feira ou ao supermercado e, logo em seguida, organizar todos os produtos no interior do refrigerador. No entanto, você já se perguntou se é nele o melhor lugar para acomodar os itens?

Parece simples, mas a tarefa pode exigir atenção. A boa conservação dos alimentos vai além de acomodá-los no seu eletrodoméstico. Há alguns que não devem ser colocados lá ou não podem ser postos na porta, mas sim em locais apropriados, muitas vezes informado pelo próprio fabricante.

A batata é um desses itens. Independentemente de ser a comum ou a doce, não devem ser colocadas na geladeira, informa o engenheiro químico Thiago Pithan Brito. "Alimentos como a batata são ricos em amido, que é convertido em açúcar quando resfriado na geladeira", diz.

Segundo Fernanda Rossi Schmechel, médica pós-graduada em nutrologia, na prática, isso significa que armazenar esse alimento na geladeira não vai deixá-lo mais doce, mas pode alterar o sabor, a cor e a textura.

De acordo com a nutricionista funcional Maria Inês Taffarel, as batatas devem ser deixadas em fruteiras ou cestas de metal, com pouca luz, em um local fresco e arejado. Ela fala ainda de outros itens armazenados de forma equivocada pela população, como os tomates. O alimento deve ser armazenado com a base para cima e deixado em temperatura ambiente. "Os tomates verdes devem ser acondicionados em cesto de vime ou caixas de madeira. Os prontos para consumo, em fruteira de cabeça para baixo, para que não haja amadurecimento intensivo".

Cebola e alho, a mesma coisa: devem ser deixados arejados e do lado de fora. "Eles perdem a textura [na geladeira], então é preferível que sejam deixados em temperatura ambiente, em local arejado", diz Taffarel.

Frutas, folhosos e outros alimentos

As frutas, de modo geral, por outro lado, podem ser dispostas na gaveta localizada na parte inferior da geladeira. "As inteiras como abacate, melão e melancia devem ser guardadas em temperatura ambiente. Menos quando cortadas, quando a pessoa deve passar filme e colocá-las no eletrodoméstico", diz Taffarel. A nutricionista lembra que o abacate, por ser um fruto que precisa da temperatura ambiente para amolecer, quando colocado no interior do equipamento, perde a textura e escurece.

Já os folhosos devem ser acondicionados em potes herméticos e guardados na geladeira. "Bem fechados, higienizados e secos. Então, chegou da feira, lava, seca e guarda que vai ter durabilidade maior", frisa. Conforme a profissional, outro item presente nas casas dos brasileiros é o mel. "Ele se preserva em temperatura ambiente. Dentro da geladeira tem o problema da cristalização".

Para a médica Fernanda Rossi, o mais importante é que os alimentos sejam armazenados em ambiente limpo e arejado e em temperaturas adequadas. "Quanto aos industrializados, cuidar da data de vencimento. Eu recomendo fortemente aos meus pacientes que regularmente higienizem a geladeira e limpem os alimentos antes de guardá-los na geladeira e nos armários."