Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Raiva humana em MG veio de morcego; quais outras doenças pegamos de bichos?

James Wainscoat/ Unsplash
Imagem: James Wainscoat/ Unsplash

Do VivaBem

30/04/2022 16h35

Um terceiro caso de raiva humana foi confirmado no interior de Minas Gerais na quinta-feira (28). O menino de 5 anos morreu em Bertópolis, no dia 17 de abril. Apesar de as circunstâncias de contágio ainda estarem sendo investigadas, o caso ocorreu na mesma cidade onde duas crianças foram diagnosticadas após serem mordidas por um morcego. Uma delas morreu e a outra está na UTI.

Além da raiva, há pelo menos 200 outras zoonoses. De acordo com relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), ao menos 70% das enfermidades que apareceram após a década de 1940 têm origem animal. Veja as principais:

Criptococose: também conhecida como doença do pombo, a infecção é ocasionada por um fungo que se desenvolve nas fezes de pombos. A contaminação ocorre, principalmente, quando o cocô do animal fica seco e desidratado, disseminando os esporos do fungo no ar. Ao inalar, a pessoa contrai a doença.

Dengue e chikungunya: doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Doença de Chagas: doença infecciosa causada por um parasita encontrado nas fezes do inseto barbeiro. O inseto deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do Trypanosoma cruzi pelo local da picada. O T.cruzi também pode penetrar no organismo humano pela mucosa dos olhos, nariz e boca ou através de feridas ou cortes recentes existentes na pele.

Doença de Lyme: infecção transmitida por carrapatos contaminados com a bactéria Borrelia (que podem se apresentar em diferentes subespécies dependendo do lugar no mundo) após o inseto ficar grudado ao corpo humano por cerca de 24 horas.

Esporotricose humana: é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. A infecção ocorre, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum.

Febre amarela: é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados.

Hantavirose: a infecção humana ocorre mais frequentemente pela inalação de aerossóis, formados a partir da urina, fezes e saliva de roedores infectados.

Leishmaniose tegumentar: é causada por protozoários do gênero Leishmania. A doença é transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas de flebotomíneos (espécie de mosca) infectadas.

Leishmaniose visceral: é uma doença causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis. No ambiente urbano, o cão é a principal fonte de infecção para o vetor.

Leptospirose: doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Malária: doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles.

Salmonelose: infecção causada pela bactéria Salmonella. A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. A bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da salmonelose.

Toxoplasmose: infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais.

Fonte: Ministério da Saúde.