Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Quando está ansiosa, Mariana Rios conversa consigo, medita e respira

Colaboração para VivaBem

20/04/2022 15h00

No episódio de estreia da terceira temporada do Conexão VivaBem, a apresentadora Mariana Ferrão recebeu a atriz Mariana Rios e a psicóloga Eliana Leoni para falar sobre ansiedade.

Para a atriz, todo mundo carrega um pouco de ansiedade e não tem como ser pleno e estar em paz o tempo inteiro. "O dia a dia te puxa para você se tornar uma pessoa ansiosa. Com a rede social e a globalização, ficamos cada vez mais ansiosos para fazer e para acontecer. Vemos a vida do outro e falamos: 'essa pessoa está fazendo tudo, não posso ficar parada'. Acho que gera esse lugar de ansiedade do mundo para você e de você para com o mundo", diz.

Ao notar que está ansiosa, Mariana tem algumas estratégias, uma delas é conversar consigo mesma para tentar compreender o seu momento e o que tem causado aquilo: "Eu falo: 'Mariana, calma, o que está acontecendo? Por que você está ansiosa? O que aconteceu que está tirando a sua atenção da calmaria para um lugar de estresse, de ansiedade?'".

Uma outra estratégia usada pela atriz e que a ajuda muito é a meditação. Segundo ela, é importante aprender a respirar, observar a respiração e estabilizar os batimentos cardíacos diante de situações de ansiedade e estresse. "Respirar faz toda a diferença."

Quando está ansiosa, Mariana curte escutar uma voz gostosa de ouvir, como numa palestra, acorda ouvindo uma oração e não vendo o celular, e tira um tempinho a mais para ficar deitada.

Uma outra dica que dá muito certo para ela nessas horas é buscar uma memória afetiva. "Como uma comidinha que vai me levar lá para minha infância em Araxá. Peço para fazer um franguinho caipira, peço para o meu pai mandar o frango pelo colega que está vindo para São Paulo. Ou então uma vitamina de abacate que a minha mãe fazia. Ligo para uma amiga que é tão bom ouvir a voz dela. Isso é trazer a memória afetiva para perto."

Usando todas essas estratégias, Mariana afirma que não toma remédio para ansiedade. "Prefiro fazer tudo de outra forma antes de recorrer a um remédio. Primeiro que eu tenho muito medo da dependência, não quero ser dependente de nada, quero encontrar meu equilíbrio e ser dona da minha vida, das minhas escolhas. Não quero depender nem de algo, nem de alguém."

A atriz conta que identifica uma crise de ansiedade quando seu corpo começa a falar pela parte emocional, ela sente dores e não consegue dormir bem. Há quatro anos, relembra ela, teve um pico de estresse, de um processo de ansiedade que vinha enfrentando no trabalho e na vida pessoal. Prestes a fazer um show, ela não conseguiu se apresentar porque o corpo paralisou e teve alterações na audição. Pouco tempo depois foi diagnosticada com síndrome de Ménière.

Fique ligado nos próximo episódios

Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar a programação.