Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Professora usa manobra de Heimlich em criança engasgada; veja como fazer

Criança engasgou com tampa de garrafa em escola nos EUA - Reprodução/ABC News
Criança engasgou com tampa de garrafa em escola nos EUA Imagem: Reprodução/ABC News

De VivaBem, em São Paulo*

13/04/2022 09h39

Uma professora de Nova Jersey, nos Estados Unidos, conseguiu salvar a vida de um aluno que estava engasgado. De acordo com as imagens de um vídeo publicado pela ABC News, o aluno aparece tentando beber água de uma garrafa, mas com a tampa fechada.

Ao pressionar, o objeto vai direto para a garganta do menino, que se levanta ao engasgar e vai em direção à professora. Rapidamente, ela inicia a manobra de Heimlich, que é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia. Em poucos segundos, a tampa sai e o menino volta a respirar normalmente.

O que fazer em casos de engasgo?

Se uma criança (ou adultos e idosos) engolir moeda, brinquedos ou qualquer objeto, não provoque vômitos. Esse método não é recomendado, pois ela pode aspirar o vômito, engasgar e não conseguir respirar. Nesse tipo de acidente, primeiro verifique se a pessoa continua respirando normalmente. Se estiver, a orientação é levá-la para um atendimento médico.

No entanto, se ela estiver respirando com dificuldade leve-a imediatamente ao hospital. Se a criança parou de respirar e não consegue falar ou chorar, trata-se de um caso grave de obstrução da via respiratória, que é uma emergência em que os próprios pais ou quem estiver com a criança terão que agir rapidamente.

"Quando a criança tem mais de um a dois anos, a manobra de Heimlich é a mais indicada. A gente abraça a criança pelas costas, e dá um aperto súbito por baixo das costelas que os braços estão, deslocando a via aérea para cima. E daí, provavelmente, o objeto vai ser expelido nessa manobra", explica Fernanda Minafra, professora do departamento de pediatria da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Segundo a especialista, em menores de um ano a manobra é diferente: "Deve-se apoiar a criança na nossa perna e colocar a cabecinha um pouco mais para baixo da altura da perna, com a barriga virada para baixo e fazer cinco compressões nas costas da criança. E daí, logo em seguida, vire a criança e a coloque de frente e faça cinco compressões no externo, que é esse osso da frente do tórax. E vai alternando isso até que a criança reaja", completa Minafra.

Ainda de acordo com os médicos, é muito comum as crianças engolirem objetos estranhos sem que os pais percebam e a única forma de saber o que houve é a manifestação dos sintomas que, geralmente, são salivação excessiva ou com sangue, tosse, febre, recusa alimentar, irritabilidade, vômitos e por aí vai.

Nesta situação, a criança deve ser levada ao hospital para que o objeto seja identificado e os médicos definam qual melhor procedimento. "Baterias e pilhas têm substâncias corrosivas e podem ser altamente lesivas para o organismo de uma criança. Então tem que procurar um atendimento", diz a médica.

Engasgo mata. Estima-se que, anualmente, aconteçam cerca de 3.000 mortes em decorrência de engasgo no Brasil. Trata-se da incapacidade ou dificuldade de respirar causada por um bloqueio na garganta ou traqueia. A maioria das vítimas é criança, mas muitos adultos e idosos também fazem parte desta triste estatística. Por isso, é preciso falar e entender sobre o tema.

*Com informações de reportagens publicadas em 17/09/2020 e 14/06/2021.