Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Adolescentes cheiram pó de corretivo em escolas; entenda os perigos disso

Substâncias do corretivo podem irritar a mucosa nasal, além de causar intoxicar o organismo quando inaladas - iStock
Substâncias do corretivo podem irritar a mucosa nasal, além de causar intoxicar o organismo quando inaladas Imagem: iStock

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

07/04/2022 16h55

Uma nova e perigosa "moda" surgiu em escolas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Os alunos estão publicando nas redes sociais vídeos em que "produzem" pó de corretor (chamado de branquinho em alguns locais do país) para depois cheirar, como se fosse cocaína.

Não publicamos os vídeos na reportagem para não incentivar a prática, que, obviamente, coloca a saúde em risco, como explica o otorrinolaringologista Arnaldo Braga Tamiso. "O nariz é um filtro muito sensível e o contato com essas substâncias pode levar a quadros graves. A brincadeira, de muito mau gosto, pode acabar mal mesmo", alerta.

O especialista, que atua no Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, explica que, embora o corretor seja feito à base de água, ele contém substâncias que quando inaladas podem ser tóxicas, como o dióxido de titânio, que serve para deixar o líquido com a cor branca.

"Esse é um grande irritante da mucosa nasal e, logo de cara, pode provocar uma rinite aguda, coriza, obstrução nasal e ainda agravar quadros de sinusite", descreve. O médico diz que aspirar a substância ainda pode gerar quadros crônicos, como uma rinite persistente de difícil controle.

Como dito anteriormente, o nariz tem a função de filtrar partículas e evitar que elas entrem no organismo durante a respiração. Mas ele também tem capacidade de absorção e pode levar as toxinas presentes no corretivo para a corrente sanguínea. Dependendo da quantidade inalada, isso pode causar uma toxicidade aguda e gerar problemas mais sérios, como arritmia (alteração dos batimentos cardíacos), queda de pressão, mal-estar, tontura e sintomas sistêmicos.

Após inalar a substância e passar mal, o que devo fazer?

O otorrino do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia orienta que a primeira atitude a ser tomada é a lavagem com soro nasal, para tentar limpar a região. Geralmente, entre 40 ml e 50 ml em cada narina, de duas a três vezes ao dia, é suficiente. No entanto, fique atento aos sintomas: caso passe de 48 horas e a criança ou adolescente siga com irritação, coceira ou ardor, procure um médico.

"Caso essa rinite seja persistente, a gente vai entrar com medicamentos ou realizar uma limpeza no consultório", descreve o especialista.

A pediatra Sandi Sato, da Maternidade Brasília, diz que é importante lembrar que o adolescente é um indivíduo em processo de maturidade. "Às vezes, os jovens não avaliam os riscos, não conseguem entender o perigo que estão correndo com uma prática como essa."

Nesse sentido, é muito importante que responsáveis e profissionais da escola conversem com os adolescentes e expliquem o porquê determinadas práticas podem colocar não apenas a sua saúde em risco, mas também a do coletivo. Isso ajuda no processo de amadurecimento.