Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sente muito frio? Veja 8 condições que causam o sintoma e o que fazer

iStock
Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para VivaBem

06/04/2022 04h00

Você é o tipo de pessoa que não sai de casa sem uma blusa ou sofre com o ar-condicionado no escritório? Algumas pessoas são mais intolerantes ao frio, ou seja, sentem com mais intensidade quando a temperatura cai. No entanto, a sensação de frio persistente é um sinal de alerta de que algo no organismo não está funcionando corretamente ou indica alguma doença.

Sabe-se que os homens tendem a ter menos frio do que as mulheres. Isso ocorre por conta do metabolismo feminino, que costuma ser mais lento, principalmente quando elas estão em repouso.

Quando há algum problema de saúde, em alguns casos, o frio é tão intenso que causa tremores, formigamento (ou dormências) nas mãos e pés, além de arrepios.

"Quando o desconforto é frequente é importante buscar um especialista para fazer um check-up e ver se está tudo bem com a saúde. É bastante comum também que durante as baixas temperaturas apareçam dores nas articulações", afirma Walter Viterbo, médico especialista em acupuntura, anestesiologia e dor que atua em Salvador (BA).

A seguir, veja 8 situações que podem causar a sensação de frio.

1. Anemia

células; sangue; anemia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O problema de saúde acontece quando há uma diminuição de hemoglobina, que dá a cor aos glóbulos vermelhos. Ocorre devido à carência de nutrientes (principalmente ferro), em situações que tenham grandes perdas de sangue ou doenças. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para as células do organismo.

"Quando há diminuição desses glóbulos, o indivíduo está anêmico, o que leva ao cansaço extremo e também é comum que ele se sinta mais frio do que o normal. Tudo isso acontece porque os órgãos e tecidos não recebem quantidade suficiente de oxigênio, aumentando assim o frio", destaca Thiago Piccirillo, clínico geral da Rede de Hospitais São Camilo (SP).

A pele fica mais pálida, além de surgirem outros sintomas como dor de cabeça, tontura, fraqueza e taquicardia. O tratamento varia, mas geralmente indicam-se mudanças na alimentação, suplementos de nutrientes e até medicamentos.

2. Hipotireoidismo

Tireoide, endocrinologia - iStock - iStock
Imagem: iStock

Quando a glândula tireoide não funciona adequadamente há uma deficiência hormonal e o corpo não consegue usar e regular a energia necessária para funcionar.

Com essa redução do metabolismo, a queima de calorias diminui, consequentemente, o organismo gera menos calor, aumentando a sensação de frio.

Além disso, surgem outros sintomas como redução do volume do suor, mudanças na pele, queda de cabelo, cansaço, constipação, cãibras, aumento de peso e alterações no ciclo menstrual.

O tratamento de hipotireoidismo consiste no uso de medicamentos que são indicados para reposição do hormônio.

3. Pouco peso

Pessoas que estão abaixo do peso tendem a sentir mais frio. Basicamente, quem tem um IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 18,5 possui menos gordura corporal e não consegue manter o organismo aquecido por muito tempo. A fórmula do IMC divide o peso da pessoa pelo quadrado de sua altura.

O problema é mais frequente em quem tem transtornos alimentares como anorexia. Essas pessoas restringem de forma severa a ingestão de alimentos, perdendo bastante peso.

Os idosos com pouca massa muscular e desnutridos costumam sentir mais frio por ter menos tecido adiposo no organismo.

Quando o corpo recebe menos alimentos do que o necessário, há menos calorias, o que costuma causar efeitos de frio no organismo.

4. Efeitos colaterais de medicamentos

remédios, medicamentos, comprimidos, antibióticos - iStock - iStock
Imagem: iStock

Algumas vezes, os medicamentos dão a sensação de frio no corpo como efeito colateral. É o caso de betabloqueadores, que são indicados para tratar problemas cardiovasculares e hipertensão. Eles também provocam uma redução na frequência cardíaca e a contração do órgão.

"Alguns fármacos influenciam nosso cérebro, na parte em que esse órgão faz o controle da temperatura corporal (hipotálamo). Por isso, aumenta-se a sensação de frio", explica Bruno Spadoni, clínico geral e professor da Escola de Medicina da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

5. Desidratação

O corpo de quem está desidratado comprime os vasos sanguíneos para conservar a água, o que acarreta a sensação de frio. A hidratação corporal feita de forma apropriada ajuda a reter o calor e liberá-lo lentamente. Com isso, a temperatura do organismo fica controlada.

Outros sintomas de desidratação incluem tontura ou confusão, cãibras musculares e urina de cor escura. Por isso, é preciso ingerir bastante líquido, mesmo no inverno quando há menos sede.

6. Ansiedade

Mulher com insônia, sono, distúrbio, cama, preocupação, ansiedade - iStock - iStock
Imagem: iStock

Pessoas muito ansiosas também apresentam diversos sintomas físicos. Além de alterações cardíacas e falta de ar, é comum que surjam calafrios.

Os especialistas consultados por VivaBem explicam que a sensação de frio é mais frequente durante as crises de ansiedade. Nesse momento, o sistema nervoso se desequilibra: as artérias e veias ficam mais tensas e o sangue não flui adequadamente para as extremidades. Com isso, surge o desconforto.

O diagnóstico da ansiedade é realizado por meio da análise de sintomas. Geralmente, o tratamento envolve psicoterapia, terapias complementares como meditação, exercícios de respiração e medicamentos para controlar os sintomas físicos e melhorar quadros de insônia.

7. Diabetes

Pessoa medindo glicemia, diabetes, glicose, açúcar no sangue - iStock - iStock
Imagem: iStock

O problema de saúde ocorre devido à falta ou má absorção de insulina, que é o hormônio que transforma a glicose em energia para o organismo.

Pessoas com diabetes podem ter problemas renais e circulatórios que dão a sensação de frio no corpo. Além disso, sem tratamento adequado, a doença piora a circulação sanguínea e provoca uma complicação conhecida como neuropatia diabética, que afeta os nervos. Nesses casos, muitas vezes, os membros inferiores e mãos ficam como se tivessem adormecidos e "gelados".

O tratamento adequado é fundamental para evitar complicações. Geralmente, a pessoa com diabetes precisa mudar a rotina alimentar, fazer exercícios e usar medicamentos. Além disso, é necessário monitorar a glicemia e fazer acompanhamento médico regularmente.

8. Problemas na circulação

Pessoas que têm alguma predisposição a ter problemas na circulação podem sentir as extremidades do corpo mais frias.

A aterosclerose dos membros inferiores, por exemplo, é um problema de saúde que ocorre quando há acúmulo de gorduras nas artérias. Como elas ficam mais estreitas, torna mais difícil a circulação do sangue.

Ocorre assim uma diminuição do fluxo sanguíneo para as extremidades, criando uma sensação de frio, dormência, formigamento ou dor nas mãos, pés ou ambos.

Nesses casos, o tratamento é realizado para restabelecer o fluxo sanguíneo. Geralmente, é necessário remover as placas de gordura das artérias por meio de cirurgias, angioplastia (procedimento não cirúrgico realizado para aumentar o fluxo de sangue para o coração) e medicamentos específicos.