Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Veia saltada, vermelhidão, coceira: entenda alterações que o treino provoca

iStock
Imagem: iStock

Daniel Navas

Colaboração para VivaBem

29/03/2022 04h00

Aumentar a massa muscular, queimar gordura, melhorar o fôlego. Esses são alguns dos efeitos gerados pela atividade física em longo prazo, que praticamente todo mundo conhece (e espera conquistar).

Mas o exercício provoca também muitas alterações agudas no organismo —ou seja, que ocorrem ali na hora que você está suando a camisa, como ficar vermelho como um pimentão durante uma corrida ou com as veias saltadas ao levantar uma barra na musculação. A seguir, explicamos por que algumas condições ocorrem e quando elas podem ser um sinal de alerta.

Veias saltadas

Em exercícios que exigem muita força (como os de musculação), um maior volume de sangue é direcionado aos músculos, para garantir que não falte combustível para eles durante o movimento. O aumento do fluxo sanguíneo faz com que veias e artérias da região dilatem. Com isso, elas "incham" —e algumas se tornam visíveis sob a pele.

Esse processo é completamente normal e as veias devem desinchar pouco tempo depois de o treino acabar. Porém, se os vasos sanguíneos permanecerem saltados por um longo período, é porque algo está impedindo o processo normal do fluxo de sangue.

"No caso das pernas, por exemplo, alguma variz pode estar relacionada à dificuldade de retorno do sangue do músculo para o coração. A veia pode estar obstruída, por exemplo, e apresentar um inchaço ou deformidade devido ao acúmulo de sangue", esclarece Nemi Sabeh Jr, ortopedista, médico no núcleo de especialidades do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e médico da seleção brasileira de futebol feminino. Nesse caso, o correto é procurar um profissional da saúde para avaliar a condição.

Coceira

Em alguns casos, o sintoma pode estar relacionado a alguma alergia ao tecido da roupa de treino ou até mesmo ao suor. "Mas, geralmente, a vontade de coçar a pele durante ou após o exercício ocorre por conta do aumento da vascularização muscular e da maior produção de histamina no organismo, substância liberada quando temos um quadro alérgico e que é responsável pela coceira", explica Aline Lamaita, cirurgiã vascular, angiologista e membro da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular).

Em geral, a reação acontece mais em pessoas que estão começando a fazer exercícios. Conforme o corpo vai se acostumando, os episódios de coceira tendem a diminuir.

Caso o problema persista por muito tempo, pode estar relacionado a alguma alergia (a tecidos ou suor) e é preciso buscar ajuda médica.

Tomar banho o mais rapidamente possível após o treino e usar um creme para manter a pele bem hidratada ajuda a minimizar irritações na pele.

Vermelhidão na pele

Essa é uma alteração clássica em pessoas com pele muito clara. As bochechas e outras partes do rosto e do corpo ficam vermelhas devido ao aumento do fluxo sanguíneo na região, em uma tentativa do corpo de dissipar o calor do organismo no meio ambiente e controlar a temperatura corporal (que aumenta quando fazemos exercício).

A vermelhidão é uma reação fisiológica, considerada totalmente normal, e desaparece um tempo após você interromper a atividade física, quando o corpo esfriar.

Treino intenso, exercício - iStock - iStock
Tremedeiras durante o treino geralmente ocorrem pois o exercício está intenso e os músculos estão perto de falhar
Imagem: iStock

Tremedeiras e espasmos

Sabe quando você está fazendo aquela última repetição no supino e os músculos do braço e do peito começam a tremer? Isso geralmente é um sinal de falha ou de fadiga muscular —ou seja, que o corpo está perto do limite para realizar aquele exercício (ou o treino).

Se atingir a falha muscular não for algo planejado para o seu treino (muitas vezes é), converse com seu treinador para saber se é necessário ajustar o volume (quantidade) dos exercícios ou a carga utilizada.

"Condições climáticas adversas, como umidade e calor excessivos na hora da prática dos exercícios físicos, afetam as contrações musculares (impulsos nervosos) e também podem resultar em espasmos e tremedeiras", diz Ricardo Nahas, coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

Nesses casos, você pode optar por fazer exercícios em momentos do dia em que o clima é mais agradável, como bem cedinho ou à noite.

Dor de cabeça, tontura ou mal-estar

Diferentemente das alterações anteriores, esses sintomas não são esperados durante a atividade física e merecem atenção. Eles geralmente ocorrem quando a intensidade do treino está muito alta, perto do limite que seu corpo consegue suportar.

Por exemplo: quando um atleta iniciante realiza uma corrida muito forte por muito tempo, o coração será muito exigido, para bombear sangue (que leva oxigênio) para todo o corpo. A frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo irão aumentar muito, mas mesmo assim pode não chegar oxigênio suficiente para o cérebro, gerando a tontura, o mal-estar e/ou a dor de cabeça.

A dor de cabeça também pode ser um sinal de desidratação, que ocorre principalmente em treinos realizados no calor e nos quais não há a correta reposição de líquidos.

Caso sinta tontura, dor de cabeça ou mal-estar durante o exercício, o primeiro passo é interromper o exercício (tente não se sentar ou parar completamente, continue caminhando de forma bem leve) e aguardar que os sintomas desapareçam. Se o problema continuar, procure imediatamente um atendimento médico especializado para uma avaliação aprofundada.