Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Transtorno bipolar pode levar pessoas a transar com desconhecidos?

Divulgação/Polícia Civil
Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo*

29/03/2022 13h35

Um laudo elaborado por médicos do Hospital Universitário de Brasília apontou que a mulher flagrada pelo marido durante um ato sexual com um homem em situação de rua passava pela fase de mania psicótica do transtorno bipolar. O relatório descreve que a comerciante apresenta "alucinações auditivas, delírios grandiosos e de temática religiosa, alteração de humor e comportamentos desorganizados e por vezes inadequados".

De acordo com André Dória, psicólogo e coordenador do Programa de Transtorno Bipolar da Holiste Psiquiatria (BA), a fase de mania psicótica, caso o diagnóstico esteja correto, justifica tal comportamento. "Isso não é uma regra, mas quando a pessoa está na fase de mania psicótica, ela fica acelerada, perde o juízo crítico. Então, sim, ela pode se envolver em situações de risco se relacionando sexualmente com desconhecidos", afirma o especialista.

O comportamento de risco, explica o coordenador, é uma característica da fase de mania do transtorno bipolar —por exemplo, quando a pessoa pode gastar e jogar compulsivamente, dirigir em alta velocidade, se expor socialmente, ter alucinações, aceleração de pensamento, alteração de sono, ouvir vozes dizendo o que ela deve fazer, ter delírios de grandeza etc.

"Já tive pacientes com transtorno bipolar que começaram a postar coisas na internet, por exemplo, que não postariam se não tivessem na fase de mania", diz o coordenador. "A exposição social é uma marca desse processo", acrescenta o especialista, lembrando também que nem todo quadro de mania tem sintomas psicóticos.

Para o psicólogo, outro ponto importante a ser dito é sobre a repercussão de casos disseminados na mídia social. Segundo ele, isso tende a prejudicar a recuperação do paciente quando ele recobrar a consciência. "Quando alguém tem um surto ou uma crise, a exposição social ao qual a pessoa acaba sendo submetida é algo que pode ser muito prejudicial para o seu tratamento."

Cuidado para não confundir a doença

O transtorno bipolar (bi= 2 e polar= polos) de humor oscila entre dois polos: a fase depressiva e a fase de mania (euforia e irritação). "Mas, embora eles se apresentem de maneiras e intensidades diferentes, uma fase de mania psicótica é mais grave do que uma fase de mania sem sintomas psicóticos", diz o psicólogo coordenador da Holiste.

Essas euforias podem ter duração de quatro a sete dias, pelo menos. "É um transtorno crônico, que pode ainda ter episódios mistos, caracterizados por sintomas dos dois tipos", completa Carolina Hanna, psiquiatra do Hospital Sírio-Libanês (SP).

Como reconhecer a doença?

Nos episódios maníacos ocorre euforia, aceleração psíquica, irritação que pode levar a agressividade verbal e/ou física e aumento de energia. Outros sintomas característicos são:

  • Aumento do fluxo de ideias;
  • Não conseguir falar tudo que vem a mente ao mesmo tempo;
  • Não conseguir manter a atenção em um único foco;
  • Fazer várias coisas ao mesmo tempo e não conseguir terminar nenhuma;
  • Autoconfiança e otimismo extremos;
  • Sentimento de poder, influência, inteligência e riqueza;
  • Aumento da libido;
  • Achar-se imbuído de poderes ou dons especiais.

Para ajudar nessa autoavaliação e conseguir identificar a doença, Doris Hupfeld Moreno, do Programa de Transtornos do Humor do Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), sugere observar algumas situações bem específicas em sua história de vida:

  • Episódios em que trabalhava horas a fio, mais que o normal;
  • Realizava exercícios físicos mais que o habitual, custando a se cansar;
  • Fases em que gastava mais, bebia mais, sentia maior necessidade de sexo.

"O transtorno bipolar é uma doença que vai e volta. Pode desaparecer espontaneamente por algum tempo, até anos, mas volta. Por isso exige atenção e tratamento contínuo", afirma Moreno.

O tratamento é medicamentoso e psicoterápico. As medicações mais utilizadas são os estabilizadores do humor, especialmente, o carbonato de lítio, que é oferecido na rede pública de saúde.

"Cura é uma palavra que não costumamos usar muito quando se trata de saúde mental, porque a mente é uma questão muito subjetiva, é muito de caso a caso", pondera o coordenador da Holiste.

Além disso, após o primeiro episódio, há um risco de aproximadamente 90% de o paciente ter outro episódio em algum momento de sua vida.

O que fazer em caso de uma crise? Como ajudar outra pessoa?

Procurar atendimento médico para avaliação e tratamento. Em casos de depressão grave com risco de vida, deve-se levar ao pronto-socorro.

Na fase de mania é preciso convencer o paciente a tomar a medicação. Caso ele recuse, deverá ser avaliado uso de medicação injetável e possível internação para estabilização do quadro.

*Com informações de reportagens publicadas em 22/03/2019 e 25/09/2019.

USP realiza pesquisa sobre comportamento sexual

Para entender o comportamento sexual em diversas regiões do mundo, o IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), ao lado de outros 45 países, está realizando um grande estudo sobre o tema. A ideia é examinar diferentes comportamentos sexuais, incluindo aspectos positivos, como a satisfação e o desejo sexual, e os negativos, como os riscos e problemas do funcionamento sexual.