Topo

Própolis: para que serve e quanto tomar diariamente?

O própolis pode estimular o sistema imunológico e tem propriedades antivirais - iStock
O própolis pode estimular o sistema imunológico e tem propriedades antivirais Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para VivaBem

24/03/2022 04h00

Você sabia que o própolis é produzido pelas abelhas? Bastante indicado para diminuir inflamações, ele também é usado para o tratamento de diversos problemas de saúde. Entre suas propriedades, encontram-se antioxidantes, vitaminas e minerais.

No entanto, a composição exata de uma amostra de própolis varia entre as colmeias, a localização das abelhas, tipo de plantas extraídas e até estações do ano.

Apesar de muito utilizado em todo o mundo, ainda há a necessidade de mais estudos científicos para confirmar os benefícios do própolis para a saúde, além de riscos no uso contínuo e em quantidades excessivas.

A seguir, veja as dúvidas mais frequentes sobre as propriedades do própolis, quando é indicado, riscos e formas de uso.

O que é própolis?

O própolis é um alimento funcional produzido quando as abelhas coletam flores, folhas e cascas de plantas. Nesse processo, a saliva dos animais e as resinas coletadas formam uma substância com muitos benefícios para a saúde.

Já foram identificados mais de 200 compostos no própolis. Mas, em geral, é composto por resina e bálsamo vegetal, cera, óleos essenciais e aromáticos, pólen e outras substâncias variadas, incluindo resíduos orgânicos.

Por conta disso, sua cor também pode variar bastante —verde, marrom e vermelha são algumas das tonalidades encontradas.

Para que serve o extrato de própolis?

O extrato de própolis é indicado para combater microrganismos como bactérias e vírus, além de ser usado para fortalecer o sistema imunológico.

Por ter propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias, o extrato de própolis é bastante usado para tratar diversas doenças e também é recomendado na cicatrização da pele.

Entre os benefícios do própolis, que ainda precisam de comprovação científica, podemos citar:

  • Melhora a cicatrização

O própolis contribui com o processo de cicatrização e recuperação dos tecidos lesionados, já que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

  • Combate inflamações

O composto contém propriedades anti-inflamatórias e pode ser benéfico para diminuir inflamações. Por isso, é bastante usado em casos de dor de garganta.

  • Contribui com a saúde bucal

As substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas presentes no própolis podem prevenir inflamações na gengiva e também controlar as cáries.

  • Combate o herpes

A atividade antiviral da própolis pode prevenir o herpes (doença infecciosa viral). Nesses casos, melhoram as erupções na pele e contribuem com a recuperação.

  • Aumenta a imunidade

A presença dos antioxidantes no própolis aumenta as defesas do corpo, combate doenças e protege o organismo contra bactérias, vírus e fungos. Também pode ser benéfica para evitar resfriados.

  • Controla alergias

O própolis possui propriedades que inibem a liberação de histaminas, que são responsáveis pelas crises alérgicas. Portanto, recomenda-se o uso para reduzir a frequência e a intensidade de algumas alergias.

É necessário tomar própolis diariamente?

O própolis pode ser usado diariamente. Geralmente, é indicado consultar um médico ou um profissional de saúde para saber a quantidade e a frequência ideal para o uso de própolis.

A forma de uso também pode variar: é comum que seja ingerido puro ou diluído em água ou chá. Ele também pode fazer parte de receitas como shots matinais com outros ingredientes anti-inflamatórios e antioxidantes.

Além disso, pode ser usado como enxaguante bucal e também aplicado diretamente na pele. A posologia varia de acordo com a idade, concentração e local de aplicação.

Própolis - iStock - iStock
Imagem: iStock

Quais cuidados tomar com o própolis?

Se o própolis for usado em uma quantidade adequada, é considerado seguro para a maioria das pessoas.

No entanto, alguns indivíduos apresentam reação alérgica ao usar própolis. Grávidas, lactantes e crianças não devem usar própolis sem indicação médica e precisam de acompanhamento.

Pessoas com diabetes também devem preferir o extrato de própolis não alcoólico e ter cuidado com a presença de açúcar e mel na composição.

O uso não deve ser contínuo, pois pode causar toxicidade ao fígado. E vale destacar: apesar dos possíveis benefícios do própolis, ele deve ser utilizado apenas como terapia complementar.

O ideal é adquirir o própolis apenas com uma certificação e registro do Ministério da Agricultura —isso garante a sua procedência, qualidade, segurança e eficácia.

Embora seja natural, é importante a avaliação de necessidade individual, bem como a apresentação adequada para o benefício esperado, quer seja por cápsulas, extrato ou líquido. Por isso, vale a pena seguir as orientações médicas sobre o uso de própolis.

É necessário tomar própolis sempre antes de dormir?

O extrato de própolis pode ser usado a qualquer hora do dia. No entanto, durante a noite pode ser diluído em chás para acalmar e relaxar o corpo, contribuindo com uma noite de sono mais tranquila.

Qual a diferença do extrato de própolis e do própolis verde?

Há diversos tipos de própolis, que variam no odor, coloração e consistência. A forma mais comum encontrada é em extrato.

O própolis verde, que também pode ser usado como extrato, se destaca por ter uma grande quantidade de antioxidante em sua composição. Por isso, é benéfico para evitar diversas doenças e também combate o envelhecimento precoce.

Própolis ajuda na imunidade contra doenças como covid-19?

O própolis pode estimular o sistema imunológico e tem propriedades antivirais. No entanto, não existem pesquisas científicas demonstrando que o uso de própolis ajude a prevenir a infecção provocada pelo Sars-CoV-2 (vírus que causa a covid-19).

Grávida pode tomar própolis?

Ainda não existe uma pesquisa científica que determine a segurança do uso do própolis para grávidas e lactantes. Por isso, é importante que a gestante procure orientações com seu obstetra e nutricionista antes do uso.

Própolis faz mal para o estômago?

Por ter propriedades que ajudam na cicatrização de feridas, o própolis pode ser benéfico para quem tem gastrite ou úlceras. Isso porque pode proteger a mucosa do estômago. No entanto, em quantidades excessivas, algumas pessoas podem sentir um desconforto gástrico.

Quem não deve tomar própolis?

O própolis está contraindicado para pessoas alérgicas a mel ou a qualquer componente do extrato de própolis. Durante a gravidez ou lactação, o própolis só deve ser usado com orientação médica.

As versões do extrato com álcool na composição não são recomendadas para crianças e alcoolistas.

Quais os benefícios do própolis para a garganta?

É bastante comum sentir uma dor de garganta e já recorrer ao uso de própolis. Por ter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o própolis em spray pode diminuir o desconforto da inflamação no local.

Quantas gotas de própolis podemos tomar por dia?

Ainda não existe uma dosagem estabelecida de quanto é indicado tomar por dia. No entanto, especialistas destacam que 30 gotas de extrato de própolis diariamente já podem proporcionar diversos benefícios para a saúde.

Há diferença do spray, cápsula ou líquido?

São encontrados diferentes tipos de própolis. A diferença entre o spray, a cápsula ou o líquido está na concentração de própolis e também na forma de uso.

O própolis em spray é bastante usado para diminuir as inflamações na garganta, já que é um composto mais diluído e pode ter um sabor mais agradável, que lembra o mel.

Já o extrato de própolis é comumente usado com outras bebidas como água e chás. E as cápsulas são mais práticas e também possuem uma concentração maior de própolis.

Será que própolis emagrece?

Não. De forma isolada, nenhuma substância ou alimento emagrece. Sabe-se que o própolis diminui a inflamação do corpo, o que pode ser benéfico para quem deseja perder peso. A recomendação para emagrecer com saúde é realizar uma reeducação alimentar e manter uma rotina de atividade física regular.

Fontes: Érica Oliveira, nutricionista do Hospital Nove de Julho (SP); Luisa Vargas, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP) e Iza Charla, nutricionista, especialista em fitoterapia e conselheira do CRN-5 (Bahia e Sergipe).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que dizia uma frase do texto, a propriedade do própolis é antibacteriana. A informação já foi corrigida.