Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Sono impacta na felicidade e no bom humor; entenda a relação

iStock
Imagem: iStock

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

18/03/2022 10h52

Para manter a saúde física e mental em dia é preciso ter uma rotina equilibrada, que inclui, em especial, a pratica regular de atividades físicas atrelada a uma boa alimentação, convívio social e lazer. Mas não é só isso, o sono também é fundamental para viver bem em diversos aspectos, tanto físicos quanto mentais.

Hoje, 18 de março, é comemorado o Dia Mundial do Sono, que, entre outras funções, restaura o organismo, repõe energia e regula o metabolismo.

Helena Hachul, médica pesquisadora do Instituto do Sono, ressalta que vários estudos já mostraram que dormir bem melhora a qualidade de vida, ajuda a regular o humor e manter a mente sã. Em contrapartida, pessoas que não dormem bem podem ter irritabilidade, falta de atenção, fadiga e até desenvolver transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão, já que noites mal dormidas comprometem a regulação emocional.

Do ponto de vista físico, a privação de sono provoca a queda da imunidade, ganho de peso e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A pandemia, por sua vez, ainda contribuiu para piorar a qualidade de sono da população em todo o mundo.

O que mostram os estudos?

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, realizou uma pesquisa online com 18.642 crianças e adolescentes, entre 8 e 19 anos, de 230 escolas para avaliar o impacto das restrições da covid-19 na qualidade de sono, felicidade e relações pessoais.

Segundo o estudo, publicado em fevereiro em 2022 na revista Sleep Advances, os participantes que relataram ter boas noites de sono foram os que disseram estar felizes (49%) e se relacionar bem com outras pessoas em casa (42%).

Pesquisadores da Central Queensland University, na Austrália, examinaram a relação entre o humor de adolescentes e a duração de sono manipulada em laboratório. Jovens entre 15 e 17 anos passaram por 3 fases. Na primeira, dormiram 5 horas por 5 noites. Na segunda, tiveram 7,5 horas de duração de sono por 2 noites. Na última, dormiram 10 horas também por 2 noites.

Em conclusão, ao ter apenas 5 horas de sono, os adolescentes declararam estar deprimidos, confusos, ansiosos, com medo e raiva; por outro lado, quando ficaram 10 horas na cama relataram estar mais felizes.

Outra pesquisa realizada pela Emma —empresa de colchões— em Alemanha, França e Reino Unido, que contou com a participação de mais de 3.000 pessoas entre 18 e 65 anos, apontou diversos problemas de sono.

Entre os principais achados estão o fato de que 37% dos entrevistados admitiram que têm muita dificuldade para dormir, 52% confessaram que quando finalmente conseguem, frequentemente acordam durante a noite e 51% afirmaram que a ansiedade está afetando o sono.

Além disso, o estudo mostrou que apenas 47% dos entrevistados classificam o sono como bom ou ótimo, o que significa que mais da metade da população precisa de ajuda para dormir.

A pesquisa, segundo os especialistas, traz um alerta de como os hábitos em geral afetam a qualidade do sono. Por exemplo, 75% dos entrevistados admitiram que não possuem rituais na hora de dormir —também chamada de higiene do sono—, mesmo isso sendo fundamental para criar uma rotina que sinalize ao corpo que chegou a hora de descansar.

Verena Senn, neurocientista e chefe de pesquisa do sono da empresa, explica que negligenciar nossas rotinas de sono e continuar com maus hábitos é prejudicial à nossa saúde.

"O sono desempenha um papel vital para nos manter em forma e saudáveis. Quando se tem um sono de boa qualidade a cada noite, a pessoa tende a acordar sendo a melhor versão de si mesma, tendo dado à sua mente e corpo o tempo necessário para recarregar e, então, acordar se sentindo revigorada", afirma a especialista.

Para ela, o impacto positivo de uma boa noite de sono vai além de aspectos físicos e emocionais. "Um bom descanso pode estar ligado ao sucesso profissional e riqueza, com salários mais altos atrelados à qualidade do sono", diz.

"Pode, inclusive, ajudar os alunos a melhorar suas notas em até 20% e ainda aumentar o desejo sexual, com mulheres sendo 14% mais propensas a se envolverem em atividade sexual no dia seguinte para cada hora adicional de sono. Dormir bem é realmente transformador", conclui.

Saiba mais sobre as fases do sono

A médica Helena Hachul explica que, durante a noite, ocorrem de 4 a 5 ciclos de sono completos: sono superficial (estágios 1 e 2), profundo (estágio 3) e sono REM.

O sono profundo tem a função de restaurar o corpo. Já o REM restaura a parte psíquica do organismo. É neste estágio que acontecem os sonhos.

Mas para uma boa qualidade de sono é preciso ter uma duração de sono adequada, estabelecer uma rotina com horários definidos para dormir e acordar, manter uma alimentação equilibrada, evitar refeições pesadas e bebidas estimulantes perto do horário de ir para cama e não usar celulares e tablets 2 horas antes de dormir.