Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Dificuldade de ter leveza na vida fez Tania Khalil cuidar da saúde mental

Colaboração para VivaBem

11/03/2022 14h12

Durante o 14º episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, a atriz e psicóloga Tania Khalil conta que passou a cuidar mais da saúde mental após perceber o excesso de trabalho e como não conseguia mais a leveza necessária para brincar com as suas filhas pequenas.

"A hora que começava a sentar para brincar —isso foi um marco muito forte— não conseguia brincar. Não conseguia estar ali, a minha cabeça estava sempre em um milhão de lugares querendo resolver, porque, ao mesmo tempo, estava fazendo novela no Rio, tinha elas duas em São Paulo, então além de pegar ponte aérea, tinha que estar ali como mãe. Eu não conseguia brincar."

Vivendo num alto nível de estresse, Tania lembra dos efeitos que isso causou ao seu corpo: ela sofria de insônia, dormia cerca de quatro horas e estava emagrecendo muito.

"Um monte de coisa foi me apontando que aquela forma de funcionar em busca de algo que eu sempre amei, —que é a minha profissão— alguma coisa estava desconectada. Acho que estava vivendo mais o personagem do que a minha vida e aí começou a ficar pesado, vi que tinha que rever."

Ela continua: "A minha profissão começou a engolir a minha vida, eu permiti isso. Então a gente vai se perdendo. Por que eu estou fazendo isso mesmo?".

Ao olhar para as filhas crescendo e o tempo passando, Tania percebeu que só trabalhou e que precisava se reinventar, ampliar os aspectos de olhar para ela própria, e enxergar os projetos apenas como projetos e não como tudo na vida.

Ela testou várias meditações antes de incluir uma na sua rotina diária. "Acho que isso foi um chamado, comecei a fazer meditação transcedental, bem certinho, 20 minutos, duas vezes por dia, para ver se o espaço podia surgir de uma outra forma dentro de mim além do que eu já conhecia mentalmente, que não estava sendo eficaz —aquele jeito que eu já tinha de muito estudo, mas não estava mais sendo um recurso para mim."

De certa forma, a questão da saúde mental sempre esteve presente na vida da atriz. Filha de psicóloga, Tania revela que a mãe tinha uma abordagem que estimulava o questionamento. Ela dá o exemplo de quando machucava o joelho e como a mãe a incentivava: "O seu joelho dói, conversa, o que ele quer te dizer, será que tem algo além do seu joelho?".

"Sinto que fui crescendo embutida desse questionamento. Será que é só isso? Por que que eu estou sentindo isso? Como eu lido com isso, quais as saídas? Era uma proposta que eu tinha em casa sempre de se perguntar, de se questionar se era só isso", afirma ela lembrando que respondia para a mãe: "É só o meu joelho doendo".

Também formada em psicologia, Tania afirma que poder viver a vida de forma criativa e com leveza é algo que faz parte do pano de fundo da existência dela.

Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação.