Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Entrar na menopausa antes dos 40 aumenta risco de desenvolver demência

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

06/03/2022 15h46

Mulheres que entram na menopausa antes dos 40 anos são mais propensas a desenvolver demência de qualquer tipo no futuro, de acordo com uma pesquisa preliminar apresentada em um congresso da Associação Americana do Coração, que aconteceu do dia 1 a 4 de março.

Os cientistas analisaram 153.291 mulheres com idade média de 60 anos e identificaram o diagnóstico de todos os tipos de demência, incluindo doença de Alzheimer, demência vascular e demências de outras causas. Eles relacionaram o risco da doença com a idade que as mulheres relataram ter entrado na menopausa (lembrando que a idade média de início da menopausa é de 50 a 51 anos). Os resultados foram ajustados para fatores como idade no último exame, raça, escolaridade, tabagismo e abuso de álcool, IMC (índice de massa corporal), doenças cardiovasculares, diabetes, renda e atividades físicas e de lazer.

O que o estudo revelou:

  • As mulheres que entraram na menopausa antes dos 40 anos tiveram 35% mais risco de serem diagnosticadas com demência.
  • As mulheres que entraram na menopausa antes dos 45 anos foram 1,3 vezes mais propensas a serem diagnosticadas com demência antes dos 65 anos (chamada demência pré-senil ou de início precoce).
  • As mulheres que entraram na menopausa aos 52 anos ou mais tiveram taxas semelhantes de demência às mulheres que entraram na menopausa na idade média de início da menopausa, que é entre 50 e 51 anos.

Os cientistas também salientaram que as mulheres na pós-menopausa têm maior risco de AVC do que quem está na pré-menopausa, e que o acidente vascular cerebral pode interromper o fluxo sanguíneo para o cérebro, resultando em demência vascular. Entretanto, neste estudo, os pesquisadores não encontraram uma associação entre a idade na menopausa e o risco de demência vascular.

Qual a relação entre a menopausa precoce e a demência?

Segundo os cientistas, níveis reduzidos de estrogênio podem ser um fator na possível conexão entre menopausa precoce e demência. "Sabemos que a falta de estrogênio a longo prazo aumenta o estresse oxidativo, o que pode aumentar o envelhecimento cerebral e levar ao comprometimento cognitivo", disse Wenting Hao, um dos autores, em um comunicado.

De acordo com os pesquisadores, os médicos devem estar cientes da idade da mulher no início da menopausa e monitorar de perto o declínio cognitivo naquelas que atingiram a menopausa antes dos 45 anos. "Mais pesquisas são necessárias, mas isso pode fornecer aos médicos uma maneira mais precisa de avaliar o risco de demência de uma mulher", disse Hao.

Mas o estudo tem várias limitações. As informações foram relatadas pelas participantes, o que não garante 100% de confiança. Além disso, os pesquisadores não analisaram as taxas de demência em mulheres que tiveram uma menopausa precoce natural separada das mulheres com menopausa induzida por cirurgia para remover os ovários, o que pode afetar os resultados. Os dados também eram de principalmente mulheres brancas que vivem no Reino Unido, e pode não se estender para outras populações. Por esse motivo, mais pesquisas são necessárias para avaliar a relação entre o momento da menopausa e o risco de demência.