Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ana Beatriz está com câncer de pulmão; diagnóstico precoce é maior desafio

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo*

02/03/2022 14h41

A atriz Ana Beatriz Nogueira, 54, foi diagnosticada com câncer no pulmão, o mais frequente no mundo inteiro. O tumor foi descoberto em estágio inicial, quando ela precisou fazer uma tomografia após contrair o vírus da gripe.

Em breve, ela vai passar por uma cirurgia para retirada do câncer. A informação foi divulgada pela jornalista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo" e confirmada por Splash.

O câncer de pulmão é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens e o quarto em mulheres no país. Estão no grupo de maior risco indivíduos de 55 a 74 anos. Esse é o tumor maligno que causa mais mortes no Brasil, já que, infelizmente, costuma ser diagnosticado em estágios mais avançados, ao contrário da atriz Ana Beatriz.

Principais sintomas

As manifestações quase sempre aparecem quando a doença já alcançou estágios mais avançados, o que tende a dificultar muito o tratamento. As principais são:

  • Tosse (nos fumantes, o ritmo habitual é alterado e aparecem crises em horários incomuns);
  • Presença de sangue no escarro;
  • Dores no tórax (pioram ao tossir ou ao respirar fundo);
  • Falta de ar;
  • Rouquidão;
  • Pneumonias ou bronquites de repetição;
  • Perda de apetite ou de peso inexplicável;
  • Fadiga ou cansaço.

De longe, o tabagismo é a principal causa do surgimento da doença, sendo responsável por 90% dos casos. Estima-se que mais de 28 mil ocorrências por ano poderiam ser evitadas se ninguém fumasse. Mas há também outros fatores como:

  • Fumo passivo: o risco é pelo menos três vezes maior que o de uma pessoa não exposta à fumaça do cigarro, segundo a American Cancer Society;
  • Poluição do ar: estima-se que, em todo o mundo, a poluição seja responsável por 5% dos casos;
  • Fatores genéticos: familiares de pessoas que tiveram câncer de pulmão têm risco levemente aumentado, embora seja difícil estabelecer o quanto dessa probabilidade se deve à genética ou à fumaça do cigarro;
  • Radioterapia: quem foi exposto à radiação na região do tórax pode ter risco mais alto de câncer de pulmão;
  • Exposição a substâncias: agentes como asbesto (amianto), radônio (gás resultante da decomposição do urânio no solo e nas rochas) e arsênio (que pode estar presente na água), fuligem, cromo, níquel, sílica, produtos de carvão e escapamento de diesel, entre outros, também podem aumentar o risco.

Como prevenir o câncer de pulmão?

Sem sombra de dúvidas não fumar é o primeiro cuidado para evitar a doença. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão e também possuem menor sobrevida, uma vez diagnosticados.

Além disso, ter um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada e rica em vegetais, prática de atividade física regular e moderação para beber são formas de inibir diversos tipos de câncer, inclusive o de pulmão.

Evitar o excesso e a falta de vitamina A são outras medidas que têm sido destacadas na prevenção desse tipo de neoplasia. Também deve-se evitar, na medida do possível, viver em locais com muita poluição.

*Com informações da reportagem publicada em 16/10/2018.