Topo

Dieta low carb não emagrece mais que alimentação saudável com carboidrato

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem, em São Paulo

21/02/2022 19h02

Uma revisão de estudos apontou que a dieta low carb, que reduz consideravelmente a quantidade consumida de carboidratos, não apresenta níveis significativos de emagrecimento em comparação a dietas saudáveis com concentrações maiores do macronutriente.

O levantamento foi realizado por pesquisadores da Universidade Stellenbosch, na África do Sul, e da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, na Inglaterra. Ao todo, os pesquisadores utilizaram 61 ensaios clínicos com alto nível de comprovação científica, o que totalizou 7 mil voluntários. O resultado foi publicado na plataforma Cochrane Library.

Foram analisadas dietas com baixíssimos índices de carboidratos (menos de 50 gramas por dia, ou menos de 10% de sua energia total), pouco carboidrato (entre 51 e 150 gramas por dia, ou menos de 45% de energia total) e aquelas com carboidratos "equilibrados" (mais de 150 gramas por dia, ou entre 45 e 65% de sua energia total).

A revisão focou em adultos com sobrepeso e naqueles com diabetes. No primeiro grupo, de acordo com o levantamento, quem seguiu dieta low carb por 3 a 8 meses perdeu cerca de 1 kg a mais do que quem adotou uma dieta equilibrada. A longo prazo, após 1 a 2 anos, a diferença caiu para menos de 1 kg.

Já em pessoas com diabetes, dietas de 3 a 6 meses apresentaram diferença de 1,3 kg. Em dietas mais longas, de 1 a 2 anos, não foram observados índices diferentes.

"Provavelmente há pouca ou nenhuma diferença na redução de peso e mudanças nos fatores de risco cardiovascular até dois anos de acompanhamento para dietas de redução de peso com baixo teor de carboidratos ou com carboidratos balanceados", escreveram os pesquisadores.

Segundo a equipe, não foram identificadas vantagens em outros parâmetros de saúde, como alterações de colesterol, queda de açúcar no sangue e controle de pressão arterial.