Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Sem textão! Livro traz mensagens curtas focadas na autoconsciência

iStock
Imagem: iStock

Bárbara Paludeti

De VivaBem, em São Paulo

12/02/2022 12h17Atualizada em 14/02/2022 10h35

Em tempos tão confusos que temos vivido nos últimos anos com pandemia, ansiedade, desemprego e crise econômica, tem dias em que tudo que precisamos são palavras de incentivo e conforto, mas sem textão.

Essa é a ideia do livro "Clareza & Conexão", best-seller do jornal "The New York Times", que apresenta breves textos (breves mesmo!) que já inspiraram muitos a dar o primeiro passo rumo à evolução pessoal e coletiva.

Com mais de 1,9 milhão de seguidores no Instagram, o autor Yung Pueblo, escritor e ativista com vasto conhecimento em práticas meditativas, compartilha mensagens positivas de esperança e autodescoberta.

A obra apresenta um acervo de insights que foram posts no Instagram do autor, observações e ensinamentos para quem desejam iniciar essa jornada desafiadora que é se libertar do passado e transformar a si mesmo por meio do autoconhecimento e da autoconsciência.

Yung Pueblo revela que o processo é árduo e exige foco e coragem, mas, com paciência e tratando a nós mesmos com generosidade e compaixão, é possível causar um grande impacto positivo na nossa vida e na de todos ao redor.

O autor mostra como é possível ganhar poder através da dor e defende a premissa de que "mudanças internas têm significativo impacto externo" e que "grandes transformações precisam de um início".

VivaBem fez uma breve entrevista por e-mail com o autor, confira a íntegra:

Como o autoconhecimento é a chave para viver melhor? E como o seu livro ajuda nisso?

Compreender a si mesmo e sua história emocional o ajudará a ter menos tensão mental. Ser capaz de se ver claramente ajuda você a se livrar de velhos fardos mentais e permite que você melhore as conexões com as pessoas ao seu redor.

Muitas vezes, os bloqueios e atritos que encontramos em nossos relacionamentos estarão diretamente relacionados a mágoas antigas que não processamos totalmente. O autoconhecimento ativa a jornada de cura para que você possa deixar o passado e viver de uma nova maneira. As palavras do meu livro destinam-se a cultivar a autoconsciência e a inspiração, que o apoiarão em sua transformação pessoal à medida que você aprofunda suas conexões.

Como surgiu a ideia de começar a soltar esses textos curtos no Instagram?

Em 2015, vi que o compartilhamento de textos no instagram estava se tornando popular e decidi começar. Fui especialmente inspirado por R.M. Drake e Rupi Kaur que estavam compartilhando corajosamente seu trabalho e encontrando audiências. Eu queria ver se alguém se conectaria com o trabalho que eu estava publicando. Também me ajudou a desenvolver minha voz como escritor.

Você acha que é necessário moderar o uso das redes sociais para ser mais feliz?

Consumir informações requer energia, então definitivamente precisamos ter cuidado para não ficarmos presos nas mídias sociais. Não apenas você deve definir limites de quanto tempo você gasta nas mídias sociais, mas também é importante ser assertivo sobre quem você decide seguir.

Certifique-se de que as pessoas que você segue estão alimentando sua inspiração e não seu desejo. Siga pessoas que são boas para sua saúde mental, que se alinham com a maneira como você quer se mostrar para o mundo e que ajudam você a se manter no caminho certo com seus objetivos.

A obra funciona como um livro de cabeceira para ser consultado diariamente e nos fazer lembrar de quem realmente somos.

Capa do livro Clareza & Conexão - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Serviço

Clareza & Conexão, de Yung Pueblo
Tradução: Jaime Biaggio
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 39,90
E-book: R$ 26,90

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.