Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


'É um pouco assustador', diz Fofão, 51, sobre menopausa e climatério

Colaboração para VivaBem

11/02/2022 11h00

Durante participação no 10º episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, Fofão, ex-jogadora de vôlei, abriu o jogo sobre como está lidando com o climatério, com os famosos calorões e com a alteração de humor.

Aos 51 anos, a ex-levantadora que atuou na seleção brasileira de 1991 a 2008, revela que tem sentido mudanças muito fortes e acredita que dentro de alguns meses deve entrar na menopausa. "Não sei como vai ser isso, mas é um pouco assustador."

Para explicar, o climatério é a fase de transição, em que a menstruação fica irregular, ocorrem alterações de humor e surgem as ondas de calor. A menopausa é o marco, é quando a mulher passa mais de um ano sem menstruar.

Fofão relata que sempre teve a menstruação regular, mas quando seu ciclo mudou e a menstruação passou a vir menos, a ter um espaço maior de tempo e a não vir durante um, dois, três meses, ela sentiu que algo estava errado, não entendia bem o que estava acontecendo, ficou preocupada e foi ao médico.

"A gente ouve muito falar, mas nunca tinha vivido. Comecei a ter as sensações de calor, mudanças de comportamento. Foi nesse momento que vi que estava entrando numa outra fase da minha vida."

Os calores, conta Fofão, é o que mais tem incomodado. "Venho sentindo muito calor, é algo que você não consegue controlar. É em qualquer lugar, em qualquer momento, não tem horário definido. Do nada está tudo quente, vem aquele calorão, está frio, vem o calorão, e você começa a falar: 'Meu Deus do céu, será que só eu estou vivendo isso?' É realmente uma sensação que atrapalha muito o meu humor."

A ex-atleta afirma que tem tentado se adaptar, mas que é difícil, especialmente na hora de dormir. "À noite é uma briga constante, né? Eu e o ar-condicionado é um liga e desliga." Com acompanhamento médico, ela começou a tomar alguns medicamentos homeopáticos para aliviar o sintoma.

"Deu uma aliviada, mas como ainda tinha a sensação, achava que não estava dando resultado, mas percebi que estava sim, tinha até parado de tomar, mas voltei. Acho que me ajudou, diminuiu bastante. Tenho me sentido melhor tomando esses remédios homeopáticos", conta ela, que não faz reposição hormonal.

Uma outra mudança que Fofão notou foi na balança. Ela diz que mesmo comendo menos tem sentido uma oscilação no peso. "Sinto meu peso alternar muito. Às vezes estou com um pouco mais de peso, volto a fazer atividade e o meu peso volta a ficar bom. A gente não pode descuidar em nenhum momento, tem que estar controlando, ainda mais quem tem tendência. Tenho um pouco de tendência a ganhar peso."

Mesmo sendo cuidadosa com a alimentação, ela conta que nessa fase do climatério tem comido mais doce do que geralmente tem o costume de comer.

Uma das formas que Fofão tem buscado para melhorar o seu humor é por meio do exercício físico. "Estou conseguindo fazer uma coisa que não fazia, que era correr na rua e na esteira, a sensação é muito boa. Comecei a fazer dança também, é uma hora de dança, o melhor calor que senti foi dançando. Acho que isso dá uma sensação boa para o corpo e a cabeça acaba esquecendo um pouquinho de todo esse estresse, né? Acho que a atividade física ajuda muito", finaliza.

Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação.