Topo

Chá de camomila age contra ansiedade e protege de câncer; veja benefícios

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Carol Firmino

Colaboração para VivaBem

10/02/2022 04h00Atualizada em 30/10/2023 15h38

No geral, os chás são grandes aliados na saúde, além de serem tradicionais em algumas culturas. Entre os benefícios da bebida está a hidratação, porque amplia o consumo diário de água que o corpo precisa. Mas essa não é a única vantagem que as bebidas oferecem —o chá de camomila, por sinal, tem diversos benefícios.

Cada chá tem sua particularidade e serve para diferentes razões, por isso é importante pesquisar mais sobre a bebida e não sair ingerindo sem entender antes do que se trata. Alguns, por exemplo, têm cafeína e podem causar o efeito inverso, se você estiver precisando relaxar.

A seguir, entenda mais sobre o chá de camomila.

Quais os benefícios do chá de camomila?

O chá de camomila é indicado para reduzir a ansiedade, graças à substância apigenina, um flavonoide presente na planta. Assim, além de ser utilizada na medicina tradicional, para produtos farmacêuticos, a camomila também é procurada como medicamento fitoterápico em função de seu efeito calmante.

O chá da Matricaria recutita, que é o seu nome científico, ainda serve como recurso natural para tratar flatulências, náuseas, dores no estômago. Além disso, também alivia dor de cabeça.

Ele pode ser encontrado como flor em pó de camomila pura ou em mistura com outras ervas medicinais populares. Saiba outros benefícios abaixo:

  • Fortalece o sistema cardiovascular: regula os níveis de colesterol LDL, popularmente conhecido como colesterol "ruim", e por possuir flavonoides, ajuda a reduzir os riscos de doenças das artérias coronárias.
  • Faz bem para a pele: o chá suaviza o inchaço e, quando utilizado de maneira tópica, tem efeito hidratante e tonificante. Possui ação vasoconstritora, ideal para amenizar as olheiras resultantes da contração dos vasos sanguíneos.
  • Alivia cólicas: ensaios clínicos avaliam a eficácia do chá de camomila no tratamento de cólicas em crianças, geralmente combinado a erva como verbena, alcaçuz, erva-doce e hortelã.
  • Foi associado a um efeito protetor contra o câncer: antioxidantes encontrados no chá de camomila têm sido associados a uma menor incidência de certos tipos de câncer. Na maioria das avaliações de inibição do crescimento tumoral pela camomila, os estudos estão focados na apigenina, que é um bioativo da camomila.

Como fazer chá de camomila e qual o melhor horário para ingerir?

O modo de preparo mais comum é adicionar duas colheres (chá) de flores secas de camomila em 250 ml de água, tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber.

Segundo a nutricionista Luna Azevedo, que incentiva a alimentação consciente e é referência em plant-based, não há uma regra para beber o chá de camomila, mas, devido à presença de apigenina e outros flavonóides que se ligam a receptores no cérebro e promovem o sono, é interessante consumir perto do horário de dormir:

"Em torno de uma hora antes, assim é possível desfrutar do seu efeito sedativo leve, que reduz os sintomas de ansiedade e insônia", explica. Agora, quando ingerido pela manhã, Guilherme Renke, pesquisador, endocrinologista e médico do esporte, diz que o efeito do chá é ajudar a controlar a compulsividade ao longo do dia.

Como o chá de camomila age contra a ansiedade?

Renke explica que o chá de camomila é capaz de reduzir a ansiedade graças à apigenina, que possui ação gabaérgica. Os receptores GABA, presentes no sistema nervoso central, são os responsáveis pelo relaxamento. Azevedo explica como isso acontece: "Os flavonoides podem produzir atividade ansiolítica afetando o GABA, a noradrenalina, a dopamina e a neurotransmissão de serotonina, modulando a função do eixo hipotálamo-hipófise-adrenocortical", descreve a nutricionista.

A profissional afirma que há evidências de que a camomila conseguiu reduzir significativamente o TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) moderado a grave em pacientes.

Existem pessoas que não devem beber chá de camomila?

É comum que gestantes e lactantes façam uso de plantas medicinais. No entanto, durante o processo gestacional, especialmente no primeiro trimestre, podem ocorrer desde abortos espontâneos e malformações congênitas.

Nesses casos, a nutricionista Luna Azevedo lembra que a camomila tem se mostrado prejudicial, visto que "existe uma alta incidência de aborto espontâneo e de parto prematuro resultantes do consumo desse chá durante a gravidez", diz.

Há ainda relatos de pessoas que tiveram reações alérgicas à camomila, o que é mais comum em quem tem alergia a plantas da família das margaridas, como a ambrósia e os crisântemos.

Opte pela planta in natura

Renke afirma que parte dos chás comercializados no Brasil é contaminada com químicos e metais pesados, como alumínio. "Essas substâncias se acumulam no núcleo das células e são disruptores endócrinos, reduzindo a produção e a expressão dos hormônios, além de terem relação com doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer", diz. Por isso, optar pela planta in natura para o preparo de qualquer chá é sempre a opção mais indicada.

Fontes: Guilherme Renke (@endocrinorenke), pesquisador, endocrinologista e médico do esporte, diretor da SBEMO (Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade); Luna Azevedo (@lunanutri) é nutricionista formada pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), com especialização em ortomolecular e fitoterapia; é idealizadora do projeto "Vida por Luna", projeto que tem bases na sustentabilidade para informar indivíduos sobre a consciência ambiental.